Parque Estadual Nova Baden é reserva natural de Mata Atlântica e valioso destino turístico ambiental de Minas Gerais

Fotos: Evandro Rodney

Nova Baden trilha dos troncos-

A trilha dos Troncos é uma das atrações do Parque

A 340 quilômetros de distância de Belo Horizonte, na Serra das Águas de Lambari, está localizado o Parque Estadual Nova Baden. Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o parque abriga um valioso fragmento florestal de Mata Atlântica, além de cachoeiras e trilhas que podem ser exploradas por todas as idades, o que o torna a unidade de conservação reconhecida como destino turístico do Circuito das Águas do Sul de Minas.

Uma das atrações do local é o casarão histórico, atual sede administrativa e centro de visitantes do parque. Com estilo colonial e preservando suas características originais, o casarão conta com uma exposição permanente com painéis e salas interativas que contam a história do Parque e da cidade de Lambari, e apresenta informações sobre a fauna e a flora locais. Construído no século XIX, posteriormente tornou-se a moradia de Américo Werneck, engenheiro civil, escritor e importante político na região. Ao seu redor, os jardins e gramados encantam turistas e visitantes.

O que fazer

A trilha da Cachoeira Sete Quedas possui 900 metros de extensão, sendo a mais procurada pelos visitantes. São diversos os atrativos: araucárias bicentenárias, samambaiuçus com mais de 5 metros de altura, e destaque para um dos exemplares de jequitibá-branco com mais de 300 anos. Ainda é possível descansar e apreciar o canto dos trinca-ferros e outras aves raras na pracinha criada com madeira reaproveitada pela equipe de colaboradores. O grau de dificuldade da trilha é médio.

Já a Trilha dos Troncos possui 1.850 metros de extensão, formando um circuito (entrada e saída em pontos diferentes). Troncos caídos perpendiculares formam obstáculos, tornando-a sinuosa e desafiadora para os amantes de atividades ao ar livre. O percurso apresenta diversidade de espécies da flora nativa, como as árvores pindaíba e pau-jacaré e também exóticas, como os eucaliptos plantados à época de Américo Werneck. Nessa trilha existe uma cascatinha renovada pela chuva. Grande parte do trajeto era a linha férrea, antiga estação de trem. Grau de dificuldade: médio.

A Trilha dos Palmitos, com 900 metros de extensão, está junto à cachoeira e permite avistar espécies florestais ameaçadas de extinção como o próprio palmito-juçara. Com microclima agradável, conta com uma pracinha de descanso, sendo possível avistar grupos de saguis-da-serra-escuro, espécie também ameaçada de extinção na Mata Atlântica. Na trilha, as travessias ocorrem por meio das pedras no curso d’água e em uma ponte de madeira, constituindo uma beleza cênica natural para o registro de fotografias e vídeos.  O grau de dificuldade é baixo.

A gerente do Parque, Evânia Santana, acrescenta que o Parque Estadual Nova Baden possui área para piquenique e recreação, em contato muito próximo à natureza preservada. “As trilhas em nosso parque são próprias para caminhadas em qualquer faixa etária, com trechos de maior dificuldade como a subida da Cachoeira Sete Quedas”, observa.

Ela destaca ainda que a unidade de conservação é muito procurada por turistas em busca de tranquilidade para realizar a meditação e a observação de aves.

O Parque

O Parque Estadual Nova Baden está situado na Serra das Águas de Lambari, parte da Serra da Mantiqueira. Encontra-se inserido na sub-bacia do Ribeirão do Melo, na bacia hidrográfica do Rio Grande. A área foi protegida em 1974, com a criação da Reserva Biológica de Nova Baden, sendo alterada sua categoria de manejo para Parque em 27 de setembro de 1994. Em 2024, o parque completará seus 30 anos de criação e já se prepara para as comemorações.

A região possui rica diversidade de espécies de répteis, mamíferos, aves, anfíbios e insetos. Uma nova espécie de percevejo foi identificada, recentemente, em um local muito úmido. Em homenagem ao parque, a espécie recebeu o nome de Pachymeroceroides novabadensis. Devido à sua grande diversidade de espécies, o parque é um local apropriado para observação de aves.

A vegetação da Mata Atlântica está em excelente estado de conservação e pode ser apreciada pelo belo cenário formado por jacarandás, jequitibás, quaresmeiras, cedros, araucárias (pinheiro brasileiro), musgos, liquens, bromélias, perobas, palmitos-juçara e orquídeas.

O nome do Parque é uma referência à cidade de Baden-Baden na Alemanha, sobre a qual Américo Werneck se inspirou para as benfeitorias na Estância Hidromineral de Lambari. Werneck era descendente de alemães e foi o primeiro Prefeito de Lambari, além de proprietário da antiga Fazenda Pinheiros, atual sede do Parque Estadual Nova Baden. Pioneiro em questões ambientais, ele era fruticultor e desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais.

Emerson Gomes