Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Inauguração de nova trilha marca reabertura do Parque Estadual do Pau Furado, no Triângulo Mineiro

PDFImprimirE-mail

Foto: Mariceia Padua
vista-trilha-do-mirante-dentro
Vista da Trilha do Mirante, novo atrativo do PE Pau Furado

O Parque Estadual do Pau Furado, localizado entre os municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, foi reaberto à visitação no último final de semana com um novo atrativo turístico, a Trilha do Mirante. Com cerca de 250 metros de percurso, a trilha leva a um observatório com vista para o Rio Araguari e as montanhas que circundam o parque.


A unidade de conservação estava fechada há dois meses por questões relacionadas ao abastecimento de água potável, que foram devidamente sanados para a reabertura ao público. “A bomba do poço artesiano teve problemas e o sistema elétrico queimou, o que acabou comprometendo a visitação e as atividades desenvolvidas por nossos funcionários”, explica a gerente do parque, Mariceia Padua.


EVENTO

A reabertura oficial do Parque Estadual do Pau Furado contou também com um evento comemorativo pelos 16 anos da unidade de conservação, realizado no sábado (28). Durante a ação, foi promovida a 2ª edição da Feirinha do Pau Furado, com a venda de doces e quitandas produzidas por moradores das comunidades do entorno do parque. O projeto deverá integrar a agenda de atividades mensais do PE Pau Furado em 2023.


O evento contou ainda com um estande da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb), onde foram expostos materiais apreendidos nas operações de fiscalização ambiental promovidas na região. Foram também distribuídos materiais educativos e realizada uma visita pública guiada pelas trilhas da Cachoeira e do Marimbondo.


VISITAÇÃO

O Parque Estadual do Pau Furado está aberto à visitação aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h. A entrada de visitantes é permitida até as 15h, sem necessidade de agendamento prévio. A visitação turística de grupos, aulas de campo e visitas técnicas e institucionais devem ser agendadas por meio de formulário disponível neste link.

SOBRE O PARQUE

Com uma média de 2 mil visitantes anuais, o Parque Estadual do Pau Furado foi a primeira unidade de conservação estadual formalmente constituída no Triângulo Mineiro, em janeiro de 2007. Ao longo de seus 2.185 hectares de extensão territorial, o bioma predominante é o Cerrado, o que torna a área de preservação um importante ponto de manutenção da biodiversidade regional.

Entre os principais atrativos, estão a Trilha da Cachoeira do Marimbondo, com 897 metros de extensão, a Trilha do Angico, com cerca de 1 km de percurso, e o Curral de Pedra, construído manualmente por escravos e de grande relevância histórica e cultural para a região.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades