Semana do Fazendeiro supera expectativas

Terminou, nessa sexta-feira (3), a 78ª Semana do Fazendeiro, realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, na Zona da Mata mineira. Segundo os organizadores do evento, cerca de sete mil pessoas de todo o Brasil participaram diariamente da Semana e as inscri絥s para os 158 cursos oferecidos este ano superaram as expectativas.

A Semana do Fazendeiro teve apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O objetivo foi difundir conhecimentos técnicos sobre assuntos ligados à área rural, visando à melhoria da produtividade e da produção e ao bem-estar social do produtor e sua família. Este ano, o tema do evento foi “Fruticultura: Sistemas de produção e impactos socioambientais”.

O Sisema ofereceu nove cursos ministrados por técnicos do IEF, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Também foi montado um estande onde produtores rurais, empreendedores e cidadãos conheceram as atividades realizadas pelos órgãos estaduais ligados ao meio ambiente.

O IEF também realizou oficinas de educação ambiental sobre diversos temas, como “Desmatamento e Sustentabilidade”, “Produção de Água” e "Como reciclar e reutilizar no ambiente de trabalho". As oficinas foram abertas ao público, que pôde tirar dúvidas, além de conhecer as leis ambientais. Ao final de cada oficina, foram distribuídas mudas de espécies nativas de Minas Gerais e materiais com informações sobre meio ambiente.

No estande, a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata tirou dúvidas em relação aos procedimentos para o processo de regularização ambiental, como a outorga para concessão de uso da água e exploração florestal. Equipamentos utilizados no combate a incêndios florestais, a van itinerante de educação ambiental do IEF e trabalhos desenvolvidos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e pelos órgãos ambientais do Estado foram expostos no estande do Sisema e na área externa ao lado do espaço multiuso.

Segundo Fernando Gesualdi Reiff, Supervisor do Escritório Regional Mata do IEF, a Semana do Fazendeiro é uma boa oportunidade para a troca de informações e divulgação de tecnologia entre órgãos governamentais e sociedade. “O evento também é um espaço para integração de Minas Gerais com o resto do País”, afirma.