IEF incentiva fomento florestal para produtor rural

"Fomento florestal para pequenas e médias propriedades rurais" foi um dos temas dos cursos apresentados nesta quinta-feira (02), pelo IEF, na 78ª Semana do Fazendeiro, que acontece em Viçosa. O objetivo foi repassar conhecimentos técnicos e econômicos sobre atividade florestal e sua inserção nos programas de incentivo de plantio florestal e de modelos de plantio florestal, de acordo com as realidades regionais.

Voltado principalmente para os produtores rurais, o curso teve grande procura pelos participantes da Semana do Fazendeiro. O Programa de Fomento Florestal, desenvolvido pelo IEF, foi um dos destaques das discussões. "O programa ocorre em parceria entre o Instituto, o produtor rural e empresas, visando à adoção de estímulos, como a doação de mudas, que levem o produtor rural a aderir a essa atividade", explica o analista ambiental do IEF e palestrante do curso, Danilo Rocha.

De acordo com o supervisor do Escritório Regional Mata do IEF, Fernando Gesualdi Reiff, o IEF, dentro do Projeto Estruturador "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica", prevê o plantio de 1,2 mil hectares de mudas de espécies nativas até 2011. "A recomposição e o aumento da cobertura vegetal nativa do Estado é uma meta que precisa ser alcançada e o Instituto tem contribuído para que isso aconteça através de diversos incentivos, programas e projetos", afirma o supervisor. O produtor rural que tiver interesse em reflorestar sua propriedade, deve procurar a unidade do IEF mais próxima para receber as orientações necessárias.

Atrações

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) participa da 78ª Semana do Fazendeiro ministrando cursos e oficinas com temas diversificados. Entre os cursos oferecidos nesta quinta-feira, destacaram-se o de "Unidades de conservação e reservas particulares do patrimônio natural (RPPN): noções sobre a criação, implantação, gestão e sua importância ambiental", que aconteceu no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro abordando noções básicas sobre áreas protegidas e o de "Ecologia Humana - Redescobrindo a natureza interior".

À noite, destaque para a Oficina "Como reciclar e reutilizar no ambiente de trabalho", realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) com participação da Associação dos catadores de lixo da Prefeitura Municipal.

O encerramento das atividades da Semana do Fazendeiro está previsto para esta sexta-feira (03), na UVF e a programação completa do evento está disponível no sítio da Universidade Federal de Viçosa: http://www.ufv.br

02/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema