Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF celebra Semana Florestal 2021 com debates de importantes temas para a agenda verde

PDFImprimirE-mail

 

semanaflorestal2021interna

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) comemora, de 20 a 23 de setembro, a “Semana Florestal 2021” com o tema: “Conservação, inovação e restauração florestal”. As atividades contam com a realização de Webinars, que poderão ser acompanhados pelo YouTube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), além da inauguração da sede do Núcleo de Apoio Regional do Instituto em Conselheiro Lafaiete e a revitalização do Viveiro Florestal no município.

 

A solenidade de abertura das programações acontece na próxima segunda-feira (20/09), a partir das 14 horas, e contará com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; da diretora-geral do IEF, Maria Amélia Matos Lins; da Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna, Luciana Imaculada de Paula; do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; do diretor-Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, e do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gefstão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara.

 

Na sequência, será realizado o Webinar “Blockchain e a Inovação no Serviço Público”, que contará com três palestras. A primeira, feita pela gerente de Informação Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vanessa Almeida.  O arquiteto de Software da Prodemge, Carlos Leonardo Santos Mendes, também participará, abordando a Tecnologia Blockchain e as vantagens de sua utilização no controle da cadeia do carvão.

 

Já a palestra Módulo de Cadastro de Plantio do MG Florestas será apresentada pelo gerente de Regularização das Atividades Florestais do IEF, César Teixeira Donato de Araújo. Ao final, internautas poderão fazer perguntas aos palestrantes. O mediador será o superintendente de Tecnologia da Informação da Semad, Tiago Aroeira.

 

Na terça-feira (21/09), a partir das 9 horas, o tema do Webinar será “O uso de Sistemas Agroflorestais Sucessionais (SAFSs) como estratégia de recuperação das áreas de passivo ambiental e agregação de oportunidade de renda ao produtor rural”. O palestrante será Andrew Miccolis, coordenador Nacional e Cientista Chefe do Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (ICRAF).

 

O moderador será o Engenheiro Florestal e Analista Ambiental da Gerência de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF, Fábio Fonseca. Às 14 horas é a vez do Webinar: “Ações em curso pela Diretoria de Conservação e Recuperação de Ecossistemas (DCRE) e a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA)”.

 

As apresentações da tarde contarão com o gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF, Thiago Gelape, e do coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Ribeiro. O moderador será o diretor de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Cézar Augusto Fonseca e Cruz.

 

INAUGURAÇÃO

 

Na quarta-feira (22/09), às 14 horas, será inaugurada a sede do Núcleo de Apoio Regional do Instituto em Conselheiro Lafaiete e a revitalização do Viveiro Florestal no município. Outra ação agendada, a partir das 18 horas, é uma projeção de imagens na fachada do Palácio da Liberdade, comemorando o Dia Nacional de Defesa da Fauna.                                     

 

A ação será realizada em uma parceira do IEF com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao cativeiro irregular da fauna silvestre e aos maus-tratos.

 

Encerrando a Semana Florestal, na quinta (23/09), a partir das 14 horas, será realizada uma edição especial do Sisema ComCiência com o tema: “Restauração de Paisagens”.  A atividade terá a abertura realizada pela diretora-geral do IEF, Maria Amélia Matos Lins. O palestrante será Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor titular do Departamento de Ciências Biológicas (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).

 

O apresentador e mediador será Alexandre Magrinelli, da assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam.

 

A programação completa pode ser acessada no link.

 

Os eventos poderão ser acompanhados no YouTube do Meio Ambiente Minas Gerais, no link

 

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades