Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Estado e prefeitura de Contagem anunciam revitalização da APA Parque Fernão Dias

PDFImprimirE-mail

Foto: Valquiria Lopes

visita-tecnica-apa-parque-fernao-dias-dentro

A parceria foi anunciada durante visita técnica à unidade de conservação na manhã desta quarta-feira (28/04)

Em um esforço conjunto do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma série de ações começaram a ser realizadas para melhorar a estrutura e adequar a Área de Preservação Ambiental (APA) Parque Fernão Dias à visitação pública. A parceria foi anunciada durante visita técnica à unidade de conservação na manhã desta quarta-feira (28/04).


Participaram da agenda na APA Parque Fernão Dias, a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, a prefeita de Contagem, Marília Campos, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, deputados, vereadores e integrantes do conselho consultivo da unidade.


Localizada em um terreno que compreende os municípios de Contagem e Betim, a APA Parque Fernão Dias é uma das reservas ambientais administradas pelo IEF que está inserida no Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC). A ferramenta de gestão está na cartilha de pautas estratégicas da gestão do governador Romeu Zema e prevê o repasse de serviços turísticos e administrativos de 20 unidades de conservação estaduais, por meio de edital de licitação, à iniciativa privada. 


Obras


Dentre as intervenções que serão realizadas na APA Parque Fernão Dias, que é gerida pelo IEF junto à prefeitura por meio de um Termo de Cooperação Técnica, estão a capina e roçagem em áreas de vegetação, demolição parcial e reformas de estruturas com condições inadequadas de uso pela população, como o restaurante, banheiros e outras edificações da unidade. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a realização das obras, bem como com as atividades de manutenção que serão necessárias no futuro. 

 

Foto: Valquiria Lopes

visita-tecnica-apa-fernao-dias-capina

Entre as intervenções que serão realizadas na APA Parque Fernão Dias, está a capina e roçagem em áreas de vegetação

Na avaliação da secretária, a parceria para viabilizar as intervenções na unidade vai dar uma oportunidade à população em desfrutar do espaço, mas também de entender a representatividade ambiental que a APA Parque Fernão Dias tem em Contagem. “É um espaço que minimiza as enchentes urbanas porque tem uma área importante de infiltração no solo de água da chuva, que auxilia no equilíbrio do clima e na purificação do ar devido à cobertura vegetal. Estamos prestando, acima de tudo, um grande serviço ambiental não só para os contagenses, mas para toda a população mineira”, avaliou. 


O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, reforçou o discurso. Segundo ele, a estruturação da unidade para abertura à visitação, após as obras, serão válidas para conscientizar a população da importância em se preservar os recursos naturais presentes na área de reserva. “É um momento feliz para o Estado e para o município graças a um esforço conjunto, um trabalho feito à várias mãos, para reestruturar a APA Parque Fernão Dias e entregar à população e dar iniciar uma série de atividades voltadas à conservação ambiental”, observou Malard. 


A prefeita de Contagem, Marília Campos, lembrou que, no passado, alguns atrativos do parque como as pistas de caminhada, o velódromo e as quadras eram bastante frequentados pela população. “Estamos estruturando uma grande parceria com o Estado para tirar a APA Parque Fernão Dias do abandono e devolver esse valioso espaço ambiental aos cidadãos. As máquinas da prefeitura já estão fazendo capina, demolição de algumas estruturas, e vamos seguir conversando com o Governo do Estado para retomar os investimentos nesta área”, concluiu a chefe do executivo municipal. 


Recursos naturais 


A Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias tem uma área de 98, 54 hectares e perímetro de 4.668,91 hectares e está localizada nos municípios de Betim e Contagem. A área, criada pela Lei Estadual 22.428/2016, está inserida no Vetor Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e representa um grande potencial para o contexto local e metropolitano devido à significativa extensão de área verde localizada próxima a importantes centros urbanos e industriais do Estado. 


A revitalização da APA possui, portanto, a importante função de aumentar a oferta de atividades turísticas, culturais, de esporte, lazer e serviços públicos, em uma localização estratégica da RMBH, entre a via Expressa de Contagem e a BR-381. No interior da reserva ambiental foram identificados quatro cursos d 'água. 


Entre as espécies da flora encontradas no local estão o Ipê Amarelo, símbolo do Brasil e o Jacarandá da Bahia, espécie ameaçada de extinção. Também é possível observar espécies da fauna como as aves Anambé Branca do Rabo Preto, o Gavião Caboclo e o Cuitelo, esse último também uma espécie ameaçada.  


No âmbito do PARC, os trâmites para realizar a concessão da APA Parque Fernão Dias foram iniciados em 2020 e a previsão é que a concessão seja concretizada em 2022.


Simon Nascimento e Valquiria Lopes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades