Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF divulga resultado do Concurso Retratos da Serra 2020

PDFImprimirE-mail

Foto: Ranyeri Santos
1 lugar Ranyeri P Santos
O participante Ranyeri Santos recebeu o primeiro lugar na edição 2020 do concurso "Retratos da Serra" com esta bela panorâmica da Serra do Rola-Moça

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou, nesta terça-feira (12/01), os vencedores da quarta edição do Concurso Retratos da Serra, realizado anualmente pelo setor de Educação Ambiental e Turismo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Foram escolhidas dez fotografias amadoras e/ou profissionais feitas por visitantes da unidade de conservação e enviadas à comissão julgadora, conforme estabelecido no regulamento da premiação. O objetivo do concurso é divulgar e prestigiar as belezas da Serra do Rola-Moça, reserva ambiental mantida pelo Estado na região.


Como parte da premiação, as imagens vencedoras serão publicadas, com o devido crédito ao autor, nas redes sociais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), no site do IEF e também no Sisema Notícias, publicação semanal mantida pelos órgãos ambientais do Estado. Esta edição não contou com a tradicional premiação dos anos anteriores, que oferece entrada e estadia gratuitas em uma das unidades de conservação estaduais gerenciadas pelo IEF em Minas Gerais ao primeiro colocado, devido às restrições impostas pela pandemia.


As imagens, enviadas entre 18 e 28 de dezembro de 2020, como determina o regulamento do concurso, foram analisadas pela Assessoria de Comunicação do Sisema e convidados externos para definição das dez vencedoras da edição 2020. No total, a equipe organizadora recebeu 39 fotos, maior número de participantes dentre as quatro edições do concurso.  


De acordo com a monitora ambiental do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e uma das organizadoras do concurso, Sabrina Resende, a escolha das imagens vencedoras se deu a partir de critérios não apenas estéticos e formais relacionados à fotografia, mas também ligados à capacidade de cada participante em registrar com criatividade pontos e locais emblemáticos da Serra do Rola-Moça.


“Ficamos muito felizes com o número de fotos recebidas e acredito que a Equipe de Jurados teve dificuldade nas escolhas, pois recebemos fotos muito bonitas! Foi o primeiro ano em que não tivemos a premiação, devido a pandemia, mas paralelamente foi o ano que tivemos maior adesão das pessoas. O concurso, além de ser uma ótima forma de divulgar as belezas da Serra e ver a percepção de cada visitante, foi uma boa alternativa de atividade durante este período de teletrabalho, pois todo o andamento se deu de forma virtual”, ressaltou a monitora ambiental.


Na avaliação do diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, o Concurso Retratos da Serra é uma forma positiva de interagir com os visitantes, revelando as suas percepções sobre o parque. “Podemos descobrir o que mais causou encantamento e significou para eles em suas vivências na Serra do Rola-Moça. Além disso, é uma forma de incentivar a contemplação da natureza e uma ótima maneira de dar visibilidade às nossas belezas naturais”, explica.


Conheça as 10 imagens vencedoras desta edição: 

1ª lugar: Ranyeri P. Santos | @ranyeri.palmeira

1 lugar Ranyeri P Santos

2° lugar: Leandro da Glória de Paula | @leandro.bh


2 lugar Leandro da Glória de Paula


3° lugar: Henrique Azeredo Murta da Fonseca | @henriquemurta_artgallery


3 lugar Henrique Azeredo Murta da Fonseca

4º lugar: Ludmila Santana Moreira

4 lugar Ludimila Santana Moreira

5º lugar: Farley Nogueira Ramos

5 lugar Farley Nogueira Ramos

6º lugar: André Souza

6 lugar Andre Souza

7º lugar: Bruno Oliveira dos Santos

 


7 lugar Bruno Oliveira dos Santos

8º lugar: Maria Letícia Silveira

8 lugar Maria Letícia Silveira

9º lugar: Ricson Brito Esteves

9 lugar Ricson Brito Esteves

10º lugar: Warlley Junio Vieira

10 lugar Warlley Junio Vieira

Sobre o PE Serra do Rola-Moça


O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é dotado de uma riqueza natural exuberante. Ao passear pelo parque, o visitante tem a oportunidade de apreciar paisagens de beleza singular e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna, como o lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro, carcará e várias outras espécies de aves, bem como da flora, como a canela-de-ema, espécie símbolo do Parque, várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas.


Os seis mananciais existentes no parque são responsáveis pelo abastecimento de água de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. São eles: Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca. Todos declarados pelo Governo de Minas como Áreas de Proteção Especial (APE).


A unidade de conservação possui um nome peculiar, em homenagem ao escritor Mário de Andrade, que em um dos seus poemas, relata que um casal de noivos, logo após o casamento, atravessava a serra a cavalo, rumo à sua nova morada. Ao passarem pela borda de um grotão, o cavalo que a moça estava derrapou no cascalho e despencou ribanceira abaixo e seu jovem marido, desesperado, na tentativa de salvá-la, também teve o mesmo destino fatal e desde então “a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou”.

Edwaldo Cabidelli
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades