Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF lança sistema de fauna aquática e firma acordo de cooperação com a Seapa

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução Youtube
lançamento-REC-dentro
Ao final da implementação de todos os módulos previstos, o REC deverá alcançar mais de 130 mil usuários em todo o Estado

 

A programação da Semana Florestal desta quinta-feira (24/09) trouxe dois importantes avanços para a pauta técnica do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Durante evento virtual, o Instituto lançou o Sistema de Serviços de Cadastros de Registros de Categorias da Fauna Aquática (REC), que digitaliza o procedimento de registro de atividades de aquicultura, comércio e industrialização de pescado e petrechos de pesca por meio de integração ao Portal Ecossistemas, endereço eletrônico que agrega diversos serviços oferecidos pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Para uso da ferramenta, foi anunciado também o Acordo de Cooperação Técnica entre IEF e Seapa, o que permitirá o compartilhamento de dados dos cadastros de aquicultores registrados no novo sistema do IEF.

 

Durante a abertura do evento, transmitido ao vivo pelo canal o Sisema no Youtube, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou a importância do REC para a desburocratização dos processos de registro e cadastramento relacionados ao controle da fauna aquática no Estado e lembrou que o sistema deverá contemplar também registros relacionados à flora em módulos posteriores, com previsão de lançamento nos próximos meses.

 

“Com o REC estamos dando um importante passo rumo à plena digitalização dos serviços oferecidos pelo IEF, o que certamente trará mais celeridade às nossas ações, além de proporcionar ao cidadão serviços mais assertivos e eficientes”, ressaltou Malard.

Neste primeiro módulo do novo sistema lançando pelo IEF, cerca de 18 mil usuários serão beneficiados diretamente pela digitalização dos procedimentos de registro. Ao final da implementação de todos os módulos previstos, o REC deverá alcançar mais de 130 mil usuários em todo o Estado.

 

Clique aqui para acessar a página do REC em nosso site

 

Representando a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Seapa, Pedro Ribeiro, oficializou junto ao IEF o Acordo de Cooperação entre os dois órgãos. O Termo de Cooperação prevê a disponibilização do banco de dados do REC à Seapa. As informações deverão subsidiar a formulação e execução de políticas públicas relativas ao desenvolvimento e controle da aquicultura no âmbito das atividades agropecuárias exercidas pela Seapa em meio rural e urbano.  

 

“Essa parceria integra a proposta de gestão cooperativa desenvolvida pelo atual governo do Estado. Para a construção de políticas públicas consistentes são necessários dados sólidos e estruturados e o sistema REC certamente será uma ferramenta essencial para as ações que pretendemos desenvolver no âmbito de nossa pasta”, disse Ribeiro.

Ainda segundo o coordenador, a Seapa conta com uma Superintendência de Inteligência e Economia Agropecuária, que deverá processar os dados obtidos junto ao IEF por meio de plataformas de Business Intelligence (BI), direcionando os recursos públicos de forma mais assertiva e estratégica.

 

IV Prêmio Boas Práticas

 

Também durante o evento, foi lançado o IV Prêmio Boas Práticas, que em 2020 tem como tema “Tecnologias Sociais e Sustentáveis”. Realizado anualmente, o prêmio tem como objetivo reconhecer, incentivar e valorizar ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Estado.

 

De acordo com a superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Fernanda Wasner, uma das responsáveis pela organização do Prêmio Boas Práticas, a escolha do tema em 2020 se deve à crescente integração de ferramentas tecnológicas nos processos desenvolvidos pelo Sisema.

 

“Pretendemos, neste ano, reconhecer iniciativas que, assim com temos feito no Sisema, busquem por meio de inovações tecnológicas promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Reconhecemos a tecnologia como um grande aliado da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável e incentivar o uso de novas ferramentas é fomentar a busca por novas soluções para as questões ambientais”, explicou a superintendente.

 

As inscrições para o IV Prêmio Boas Práticas estão abertas até 24 de outubro. Serão premiadas três práticas ou projetos em cada categoria, que este ano estão divididas em: Inovação Tecnológica voltada ao Meio Ambiente e Tecnologia Social com Impactos Positivo no Meio Ambiente.

 

Clique aqui para acessar a página do Prêmio Boas Práticas

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades