Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Governo de MG participa de lançamento da campanha de incêndios da AMIF

PDFImprimirE-mail

Foto: Semad/Divulgação

CAMPANHA INCENDIOS AMIF

O secretário Germano Vieira, durante sua fala, destacou também a responsabilidade da população na prevenção dos incêndios

 

Em mais uma iniciativa dentro do trabalho preventivo às queimadas em Minas Gerais, o Governo do Estado apoiou a campanha de prevenção da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) lançada nesta quarta-feira (12/8). A estreia ocorreu em evento virtual com a presença do vice-governador de Minas, Paulo Brant, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, e o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard.

Na oportunidade, os dois dirigentes que representam o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) também apresentaram a Campanha de Prevenção aos Incêndios Florestais lançada pelo Executivo, sob a coordenação da Semad e IEF, que tem como tema “Quando a natureza sufoca, quem não respira é você”. As peças foram lançadas em 28 de julho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, e visam conscientizar a população sobre os prejuízos dos incêndios florestais à saúde humana. As publicações serão feitas nos perfis do Instagram e Facebook @meioambienteminasgerais e @governomg até outubro.

Durante sua fala no evento, o vice-governador Paulo Brant lembrou parte de sua trajetória e citou os diversos prejuízos causados pelas ocorrências de incêndios florestais e desmatamentos aos governos, iniciativa privada e às populações. “Essa mobilização que hoje também é realizada pela AMIF é fundamental. Mas ainda precisamos de mais ações neste sentido porque o Estado, sozinho, não consegue resolver. Precisamos, cada vez mais, criar um contexto de cooperação com a sociedade”, frisou Brant.

O secretário Germano Vieira também falou da importância da contribuição social na prevenção dos incêndios florestais. Dentro disso, ele ressaltou a temática da campanha desenvolvida pelo Governo de Minas em 2020, que alerta, além dos prejuízos à saúde humana, as consequências para a fauna e flora das áreas de vegetação atingidas.

“Nas unidades de conservação, por exemplo, por mais recursos que sejam empregados para a prevenção dos incêndios, percebemos que muitas ocorrências poderiam ser evitadas e acabam resultando na perda de investimentos volumosos não só do Governo, mas da sociedade e do setor privado”, afirmou o secretário ao ressaltar a importância das campanhas. “É necessário unir mais esforços, aliando a educação ambiental com investimento e técnica, afinal, como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar”, alertou Germano.

Além da campanha lançada pelo Governo de Minas, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou na reunião outras ações que foram e seguem sendo adotadas pelo Instituto visando a prevenção dos incêndios florestais, como a contratação de 265 brigadistas, a compra de equipamentos e a locação de aviões air tractors. “Tudo isso precisa estar aliado às campanhas de prevenção que são de grande importância afinal, 99,4% dos incêndios florestais registrados nas unidades de conservação e entorno ainda são causados pela ação humana”, lamentou o diretor.

Prevenção de vidas

A campanha lançada pela AMIF é pautada na prevenção de vidas de brigadistas e bombeiros que atuam no combate às chamas, mas também alerta sobre a responsabilidade de cada cidadão na prevenção dos incêndios. Serão divulgadas, até outubro, peças publicitárias e um vídeo no site da associação para conscientizar a população.

O trabalho realizado pela AMIF tem apoio do Governo de Minas por meio da Semad, IEF e a Força-Tarefa Previncêndio, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, dentre outras instituições.

Presidente-executiva da AMIF, Adriana Maugeri explicou o conceito da campanha e agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado. “O cuidado com a vida animal, com os bombeiros e brigadistas precisa ser destacado porque o combate aos incêndios traz grandes riscos. E a ideia é conscientizar a população para que cada um tenha a sua responsabilidade neste trabalho de prevenção”, salientou Adriana.

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades