Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF realiza encontro de alinhamento com gerentes de unidades de conservação

PDFImprimirE-mail

Fotos: Divulgação IEF e Evandro Rodney
 Encontrodegerentesinterna 13072020
 Em Minas, são 93 unidades administradas pelo IEF, uma delas é o PE do Rio Preto que tem como um dos principais atrativos a cachoeira do Crioulo

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, no decorrer desta semana de julho, o Encontro de Gerentes de Unidades de Conservação 2020. Toda a programação está sendo realizada virtualmente e tem a participação da gerência de todas as 93 unidades sob a gestão do Estado. A abertura do encontro ocorreu nesta segunda-feira (13/7), com a presença do diretor-geral do IEF, Antônio Malard e do diretor de Unidades de Conservação, Cláudio Castro.

 

Durante a semana, palestrantes de diferentes órgãos com atuação na área ambiental falarão sobre temas relacionados à rotina das unidades de conservação. Os gerentes também poderão compartilhar dúvidas, experiências e conhecimentos durante toda a programação, que segue até sexta-feira (17/07).

 

Durante sua fala no evento, Malard citou a importância do alinhamento como um espaço para compartilhamento de ideias e experiências. Ele ainda abordou assuntos importantes como o avanço do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), os desdobramentos da pandemia da Covid-19 nas unidades de conservação e os resultados do período de incêndios florestais em 2019.

 

“Parabenizo a todos pelo excelente resultado no combate a incêndios em 2019, quando foi registrado um número de ocorrências superior à média histórica, mas a área queimada, dentro das unidades de conservação, foi muito inferior à média histórica. Isso mostra que tivemos grande efetividade no combate, por meio dos nossos brigadistas, monitores, agentes de parques, equipe da Força-Tarefa Previncêndio e de todos os parceiros”, salientou o diretor.

 

Antônio Malard ainda frisou que o Estado está atuando para prevenir as ocorrências de incêndios florestais neste ano. Uma das ações desempenhadas, até então, é a contratação temporária de brigadistas. O edital nº 001/2020, que prevê a admissão dos profissionais, foi publicado em 3 de julho e está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (15/07). Ao todo serão 265 vagas a serem ocupadas durante 100 dias, podendo ser prorrogável.

  

Sobre o processo de reabertura das unidades de conservação gerenciadas pelo IEF, Malard citou que tudo será feito conforme as orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes Minas Covid-19) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas. “Ainda não sabemos quando se dará a reabertura, mas tudo será feito com toda segurança para os gerentes, colaboradores, população, e com a chancela das autoridades de saúde”, destacou.

 

Por fim, o diretor-geral ainda comentou sobre o programa Parc. No início deste mês de julho, o Governo do Estado publicou o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) relativo ao projeto de concessão à iniciativa privada do Parque Estadual do Ibitipoca. O objetivo do PMI é obter estudos prévios de viabilidade, levantamentos, investigações, dados, informações técnicas, projetos ou pareceres para estruturação do modelo de concessão.

 

As informações serão usadas pelo Governo de Minas para ajudar na modelagem da licitação, a partir das contribuições do mercado. O Ibitipoca é a primeira das 21 unidades do Programa Parc a ter seu PMI lançado. “É uma grande oportunidade para que o Estado reduza os custos operacionais das unidades de conservação e consiga oferecer melhores serviços à população, além do principal que é um foco maior nas atividades de conservação ambiental”, finalizou Antônio Malard.

 

Para o diretor de Unidades de Conservação, Cláudio Castro, o encontro é uma oportunidade em que os gerentes podem agregar ainda mais conhecimento na rotina de trabalho. “Vamos discutir situações práticas, que têm relação com o nosso dia-dia, nossas experiências. Mas, além disso, é preciso ter uma visão mais abrangente sobre o papel das unidades de conservação na construção de uma sociedade mais justa, ambientalmente adequada e economicamente viável”, analisou.

 

A programação completa do Encontro de Gerentes 2020 pode ser acessada neste link

 

 

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades