Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Sisema recebe 300 máscaras do Gabinete Militar para uso em atividades de campo

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu, do Gabinete Militar do Governador (GMG) nessa quinta-feira (23/4), uma remessa com 300 máscaras para uso dos servidores em atividades de campo que demandam contato com o público durante a Situação de Emergência em Saúde Pública em Minas Gerais, em função da Covid-19. O recebimento do insumo ocorreu após uma solicitação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.

 

As máscaras serão utilizadas em atividades de vistoria ou fiscalização ambiental e viagens a serviço, conforme determinou a Resolução Conjunta Semad/ Feam/ Igam/ IEF 2.959/2020, publicada em 16 de abril. A norma ainda trouxe orientações aos servidores e empreendedores sobre as medidas de higiene que devem ser tomadas durante esses procedimentos para evitar a contaminação pelo Coronavírus.

 

As máscaras recebidas do Gabinete Militar serão igualmente distribuídas entre os órgãos que compõem o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) também receberão quantidades iguais do acessório para distribuição aos servidores que precisarem realizar as ações citadas na resolução.

 

A distribuição começará a ser feita na próxima semana. As máscaras são do tipo Face Shield - que protege toda a face com uma película transparente à base de plástico, evitando assim o contato com gotículas, salivas e fluídos que possam atingir a boca e o nariz. É válido lembrar que, em Minas Gerais, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório em estabelecimentos comerciais desde o dia 17 de abril.

 

Na ocasião, o governador Romeu Zema sancionou o projeto de Lei 1.661/20, enviado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que determinava a medida. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) também recomenda que as máscaras sejam utilizadas por todos os cidadãos mineiros quando precisarem sair às ruas no período de isolamento social. Todas as medidas visam controlar o avanço da pandemia da Covid-19 no Estado.

 

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades