Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Orientações para acesso da sociedade civil às reuniões remotas do Copam e CERH-MG

PDFImprimirE-mail


Foto: Guilherme Paranaiba
Copam Orienações Interna
Todas as orientações para acesso do público às reuniões remotas já estão disponíveis

Já estão disponíveis para acesso da sociedade civil todas as orientações necessárias para a participação da sociedade nas reuniões remotas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG), que começarão a ser realizadas por videoconferência a partir desta segunda-feira, 27 de abril. A Secretaria Executiva destes conselhos preparou um manual completo, contendo todos os detalhes para acesso às salas em que as reuniões serão realizadas.


A realização dos encontros do Copam e CERH-MG via internet foi determinada com a publicação da Deliberação Conjunta Copam/CERH-MG nº 19/2020, que suspendeu as reuniões presenciais dos órgãos colegiados e estabeleceu que a Secretaria Executiva envidasse todos os esforços necessários para viabilizar a continuidade das reuniões via tecnologia remota, em razão da pandemia gerada pelo Covid-19.


O programa usado para as reuniões será o Zoom Cloud Meeting, que conta com os dispositivos, inclusive de segurança, necessários para garantir o bom andamento destes encontros. O manual produzido pela Secretaria Executiva foi dividido em três capítulos e traz, nos dois primeiros, orientações sobre como instalar e utilizar o software, tanto no computador quanto no smartphone. Já o terceiro capítulo é destinado ao acesso às salas virtuais das reuniões colegiadas. Este é uma importante orientação, que demanda atenção especial do público. Quem tiver interesse em acessar este manual, basta clicar aqui.


Além do acesso pelo Zoom, todas as reuniões serão gravadas e transmitidas ao vivo pelo Youtube, no canal "Reuniões Copam & CERH-MG". É nesse canal que a sociedade terá acesso ao formulário de inscrição para participação nas reuniões online. O formulário estará disponível tanto pela descrição do vídeo ao vivo no Youtube, quanto por um QR Code, que será disponibilizado no mesmo vídeo ao vivo, no Youtube. Para acessar o canal, basta digitar na busca do Youtube os termos "Reuniões Copam & CERH-MG" ou clicar neste link: https://www.youtube.com/channel/UChU1iAb462m8py3C1jsJl4w.


Ao preencher o formulário, o cidadão deverá informar seu nome completo, CPF, telefone celular com acesso a Whatsapp e/ou e-mail de contato, além do(s) item(s) de pauta que deseja se manifestar. Após preencher e enviar o formulário aparecerá na tela a confirmação do envio do cadastro, além de um código ID e uma senha para participação de uma videoconferência teste. As orientações sobre como usar um código ID e uma senha no Zoom estão disponíveis nos dois primeiros capítulos do Manual.


Nesta videoconferência teste o cidadão terá a oportunidade de conversar com um servidor da Semad para testar se o seu equipamento está configurado e funcionando corretamente. A videoconferência teste será aberta quarenta minutos antes do horário agendado para o início da reunião oficial do Copam/CERH-MG e fechará vinte minutos após o início da mesma.


Com o equipamento funcionando corretamente, o cidadão acompanhará o andamento da reunião normalmente pelo Youtube. Quando forem iniciados os debates do item de pauta para o qual o interessado se inscreveu, esta pessoa receberá da Secretaria Executiva, pelos canais de comunicação inseridos no formulário virtual, o código ID e senha da reunião para que o inscrito possa entrar na sala de videoconferência, tendo direito a acompanhar os debates do item para o qual se inscreveu dentro da sala virtual. No momento oportuno, conforme Regimento Interno, o presidente concederá nominalmente a palavra ao inscrito, obedecendo a ordem de inscrição estabelecida nos formulários virtuais.


Para ciência de todas as orientações, é importante acessar o Manual com todas as orientações para participação das reuniões remotas do Copam e CERH-MG. Além de conferir o documento usando os links dessa reportagem, o Manual poderá ser acessado clicando no banner, que já está disponibilizado nos sites do Sisema: http://meioambiente.mg.gov.br


Os novos conselheiros do Biênio 2020-2022 também já receberam seus manuais e foram convidados para uma reunião teste coordenada pela equipe da Semad.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades