IEF define e reorganiza estrutura de unidades no interior de Minas

Foto: IEF/Divulgação
Cetas Dentro
Apesar da definição na nova modelagem, os atendimentos realizados nas unidades e o acesso aos serviços disponibilizados permanecem sem mudanças

A estrutura das unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no interior de Minas Gerais foi reorganizadas e estabelecida por meio de três portarias publicadas no Jornal Minas Gerais neste mês de abril. As normas definiram também a abrangência dos municípios para a realização dos atendimentos. A adequação segue a reforma administrativa proposta pelo governador Romeu Zema, em Minas Gerais.

Os atos foram oficializados nas portarias 45, 46 e 47, na última quinta-feira (9/3) e ratificaram a estrutura das Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBios), dos Núcleos de Apoio Regional, Agências de Florestas e Biodiversidade (Aflobios), Viveiros Florestais e Centros de Triagem e de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas).

Apesar da definição na nova modelagem, os atendimentos realizados nas unidades não serão alterados e o acesso aos serviços disponibilizados também permanecem sem mudanças. As estruturas dos Cetas em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros seguem com as atividades compartilhadas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No caso dos Núcleos de Apoio Regional e das URFBios, as portarias estabeleceram o município sede das estruturas e as cidades que estão dentro da área de competência de cada órgão.  O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, explicou que, anteriormente, o decreto 47.892/2020 já havia mantido as atribuições exercidas por núcleos regionais e Aflobios. “As portarias em questão vieram para definir as áreas de abrangência das unidades descentralizadas. Esta reorganização possibilitou o ajuste da abrangência para alguns municípios, de forma a trazer maior economicidade e presteza no atendimento ao cidadão”, explicou.

Malard ainda citou que a publicação das portarias deverá resultar em ampliação de atendimento. “Outra inovação é que as Aflobios vinculadas aos núcleos de apoio regional poderão atender aos municípios abrangidos pelo núcleo, podendo significar, em alguns casos, ampliação do canal de atendimento”, acrescentou.

Simon Nascimento