Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Estação Ecológica Mata dos Ausentes inaugura viveiro de mudas

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação IEF
Viveiro de mudas Mata dos Ausentes
Sombreiro foi planejado para dminuir a intensidade da luz solar sobre as mudas

A Estação Ecológica Mata dos Ausentes inaugurou, nesta semana, um viveiro para armazenamento de mudas que serão doadas às comunidades próximas da unidade de conservação, localizada em Senador Modestino Gonçalves, na região Central do Estado. A construção do depósito foi possível após a doação de materiais como madeiras e pregos.

O espaço foi estruturado pelos próprios funcionários da estação e a intenção, explica o gerente da Mata dos Ausentes, Clemente Francisco de Brito, é estreitar o relacionamento entre os servidores da unidade e a comunidade. “Com a doação das mudas a gente acaba trazendo a comunidade para dentro da estação para participar ativamente da nossa rotina e para que possam entender um pouco mais sobre a importância da Unidade de Conservação”, comenta Clemente.

O viveiro foi erguido com uma distância do chão para evitar que cupins, formigas e pragas possam atingir as mudas. Outra preocupação é com a temperatura interna do depósito. Para isso, o viveiro conta com um sombreiro e áreas abertas permitindo a ventilação e controlando o excesso de luz solar. As mudas serão regadas permanentemente pelos servidores até que sejam entregues para doação.

Em grande maioria, as espécies entregues à população serão de árvores frutíferas, quaresmeiras e ipês.

A medida, garante Clemente, contribui para a preservação e recuperação do bioma Mata Atlântica. Outro benefício ambiental é a plantação das mudas em praças, áreas de nascentes e áreas degradadas. “A gente diminui, também, os incêndios florestais com este trabalho porque as pessoas também vão cuidar melhor de suas propriedades para evitar que as mudas plantadas possam ser queimadas”, salienta.

Escolas de Senador Modestino Gonçalves e cidades próximas também serão beneficiadas com a doação das mudas. Trabalhos de educação ambiental serão desenvolvidos junto às crianças e adolescentes para fortalecer os cuidados com o Meio Ambiente. “É um público que nós estamos preparando para o futuro, desenvolvendo ações de educação ambiental, para que elas cresçam com outra visão sobre as questões ambientais”, reforçou Clemente.


Divulgação:IEF
Doação de mudas para estudantes
Nas escolas o objetivo é reforçar junto aos estudantes a importância da preservação ambiental

Após a doação das mudas, os servidores da Estação Ecológica Mata dos Ausentes realizarão um acompanhamento junto às pessoas que receberam as plantas. A ideia é verificar o crescimento da espécie e orientar a população sobre os cuidados que podem ser adotados no manejo da planta.

Doação

Para fortalecer o trabalho no viveiro, a estação ecológica está aceitando doação de mudas que podem ser entregues no escritório administrativo da unidade de conservação localizado à Estrada Penha de França, km 05, em Senador Modestino Gonçalves.

Estação Ecológica Mata dos Ausentes

Administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a unidade de conservação foi criada pelo decreto de 23 de setembro de 1974, modificado em 28 de dezembro de 1994. A estação abrange uma área de 498 hectares e está inserida no mosaico de áreas protegidas do espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral.

Outras unidades de conservação neste mosaico são o Parque Nacional das Sempre Vivas, os parques estaduais Serra do Cabral, do Biribiri, do Rio Preto, do Pico do Itambé, da Serra Negra e as áreas de proteção ambiental Água dos Vertentes, Felício dos Santos, Rio Manso, Serra do Gavião, Barão e Capivara, Serra de Minas e Serra do Cabral.

A estação está localizada na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, na unidade de planejamento e gestão de recursos hídricos do Rio Araçuaí. Encontra-se em uma área de intensa atividade humana e fornece importante refúgio para a fauna. A vegetação é de campos densos, cerrado e restos de Mata Atlântica. Na fauna merecem destaque o tamanduá, o tatu-canastra, o lobo-guará e a jaguatirica.

O horário de funcionamento da unidade para fins científicos e educativos é de terça-feira a domingo, de 8h às 17h.

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades