Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Serra Verde realiza trilha para servidores da Cidade Administrativa

PDFImprimirE-mail


Fotos: Guilherme Paranaiba
Caminhada Servidor Interna 
Grupo percorreu parte de duas trilhas e visitou lagoa e nascente na unidade de conservação

"A gente tem que aproveitar o que a natureza nos oferece. É muito bom respirar um ar diferente, mais puro, e que tem a vantagem de estar do nosso lado". A frase da servidora da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Silvia Araújo, de 31 anos, resume bem o espírito do grupo de 23 servidores do Governo de Minas que participou, na manhã desta quinta-feira (20/2), de uma caminhada exclusiva para funcionários do executivo de Minas no Parque Estadual Serra Verde. A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) está situada ao lado da Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte.


A caminhada faz parte de um dos projetos do parque, denominado Trilha do Servidor, que recebe uma vez por mês os funcionários públicos estaduais que trabalham na Cidade Administrativa. O passeio dura cerca de uma hora, para permitir que os servidores possam fazer a caminhada antes de iniciarem a jornada de trabalho. "Eu não conhecia e agora tive a oportunidade de conhecer. A gente realmente tem interesse em voltar e aprofundar mais, conhecer melhor, com mais calma e mais tempo, porque é um espaço verde bom para a saúde", acrescenta Silvia Araújo.


Também servidor da Sejusp, Daniel Guimarães da Silva, de 33 anos, acrescentou que muitas pessoas não imaginam que existe uma unidade de conservação ao lado da Cidade Administrativa. Ele aproveitou a caminhada para tirar várias fotos. "Tem várias nascentes, dá até para fazer uma trilha mais rápida. Para quem trabalha na Cidade Administrativa é um prazer imenso ter isso aqui perto da gente. Pretendo voltar e ainda levarei a Silvia para um trekking e uma corridinha, porque a gente já corre aqui em volta e correr dentro da trilha é bem melhor", brinca.

 

Caminhada Servidor Interna4

Daniel Silva (com o celular) e Silvia Araújo (de branco) aprovaram o passeio e garantiram muitas fotos


O caminho definido para os servidores foi um percurso até uma das nascentes do parque, guiado pela monitora ambiental Sônia Cenachi, que é funcionária do Serra Verde desde 2017, e também pelo agente de parque Samuel Ladislau. Os servidores percorreram as trilhas da Mata e da Biquinha, passando por uma lagoa antes de chegar à nascente. Durante o trajeto, também receberam informações da monitora sobre o histórico da unidade de conservação, além de tirar dúvidas gerais. "Praticamente todos amam a trilha. Aprendem muito e ficam querendo voltar mais", diz a monitora.


Essa foi a sensação do servidor da Secretaria de Estado de Educação, André Lobato, de 25 anos. "Gostei muito, foi um passeio bem gostoso e nossa guia nos recebeu muito bem. Deu para dar uma refrescada, molhar a cabeça na nascente, pegar um dia mais tranquilo. Quero voltar, fazer as outras trilhas e passear. Tem que conhecer, já chamei meus colegas, estou incentivando. Agora que passou a chuva acho que a gente tem que curtir mais, conhecer. Está do nosso lado aqui a gente passa todos os dias e não aproveita. Relaxar, o contato com a natureza é muito bom”, reforça.


O gerente do parque, André Portugal, destaca que a finalidade do projeto é mostrar a importância de uma área verde próxima ao local de trabalho dos servidores, que pode ser usada para algum tipo de lazer e contato com a natureza. "Esse contato é uma das coisas que mais causa bem-estar ao ser humano, principalmente dos grandes centros urbanos. Essa é a ideia, além de passar um pouco de educação ambiental", afirma o gerente.

Caminhada Servidor interna2

Trilhas vão acontecer uma vez por mês, sempre na terceira quinta-feira de cada mês


TRILHAS ABERTAS AO PÚBLICO EM GERAL


Para quem tiver interesse em conhecer o Parque Estadual Serra Verde, a unidade também oferece trilhas abertas ao público em geral. Os passeios acontecem sempre todo primeiro sábado de cada mês, com saídas às 8h30, e a programação com trilhas temáticas já está definida até o mês de junho. É necessário informar ao parque a participação, fazendo uma inscrição por telefone ou por e-mail. Os contatos são 3455-5266 e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Quem tiver interesse em agendar visitação para grupos específicos pode entrar em contato pelos mesmos canais e ver as possibilidades com a administração da unidade.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades