IEF firma parceria para recuperar áreas no Parque Estadual Serra do Ouro Branco

Foto: Prefeitura de Ouro Branco
OuroBranco interna
Antônio Malard e o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, assinaram o termo de intenções para recuperação de áreas na Serra de Ouro Branco

Recuperação de áreas degradadas e de estradas internas no Parque Estadual da Serra de Ouro Branco são os objetos de um de Termo de Intenções assinado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Prefeitura de Ouro Branco nesse domingo (17/02). O acordo também permitirá a futura recuperação do Manancial do Veríssimo, que fica localizado na unidade de conservação.

O documento foi assinado pelo diretor-geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, e pelo prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos. Também participam da cooperação a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

“É um importante compromisso para as organizações que participam e irá permitir a conservação e a recuperação de áreas no interior do Parque”, afirma Antônio Malard. “Com a união de esforços conseguiremos realizar o trabalho e fazer com que turistas e, principalmente, o cidadão de Ouro Branco, possa usufruir da unidade de conservação”, completa.

O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, também destacou as possibilidades que as melhorias no acesso à unidade de conservação podem trazer ao município. “O Parque pode trazer renda e turismo para a cidade”, observou.

Os principais objetivos do Termo são a recuperação da “Estrada da Serra”, localizada no interior da unidade de conservação. Futuramente, será recuperado o “Manancial do Veríssimo”, que é responsável pelo abastecimento da cidade e cujas nascentes estão localizadas no interior do Parque.

A assinatura do Termo de Intenções fez parte das comemorações dos 300 anos do município de Ouro Branco e de Minas Gerais, realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro no município. As principais celebrações aconteceram no domingo com a realização de cavalgada pela Serra de Ouro Branco e abertura das exposições comemorativas da criação da Capitania de Minas Gerais, além do pacto entre o IEF e a cidade.

O Parque Estadual Serra do Ouro Branco foi criado em 2009 e tem cobertura vegetal constituída por campo rupestre, além de importantes remanescentes de mata atlântica. A Serra forma um divisor de águas de três importantes bacias hidrográficas: do Rio das Velhas, do Paraopeba, e do Rio Doce.

Emerson Gomes