Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

APA São José realiza oficina de produção de instrumentos com estudantes de Apae

PDFImprimirE-mail

Foto: IEF/ Divulgação 
Oficina Carnaval
Objetos produzidos serão utilizados em festa de Carnaval da APAE

Ação social e inclusiva, mas que também reforça o cuidado com o meio ambiente. Assim se resume a oficina para produção de instrumentos musicais com uso de materiais recicláveis realizada pela Área de Proteção Ambiental (APA) São José, nos dias 12 e 14 de fevereiro, em Prados, na Região Central de Minas. Em dois dias de atividades, estudantes que apresentam deficiências intelectuais múltiplas participaram da atividade lúdica e inclusiva.

Eles são matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Prados, uma das cidades contempladas pela unidade de conservação. A oficina, apesar de estruturada pela APA São José, ocorreu no espaço da Apae e contou com a participação de 40 alunos da instituição.

A idealizadora da oficina foi a monitora ambiental da APA São José, Sarah Jordânia. Ela contou que, durante os trabalhos, as crianças utilizaram latas de refrigerante e cerveja, pedras, papelão e papel picado para a produção de ‘maracas’. Os estudantes também foram instruídos a produzirem o ‘boi mofado’ - uma releitura do folclórico boi-bumbá. Todos os recicláveis utilizados foram coletados pelos estudantes com os familiares.

Sarah ressaltou que a parceria com a Apae deve resultar, ainda, em outros projetos que tenham por objetivo a inclusão dos alunos da instituição e a preservação ambiental. “Desta vez pensamos nos instrumentos por causa do carnaval. Na semana que vem, inclusive, a Apae vai promover uma festa para eles e a ideia é que eles utilizem os instrumentos”, disse.

Durante as atividades os alunos da Apae se mostraram encantados com a possibilidade de produzir os instrumentos, salienta Jordânia. “A gente percebia no olhar deles a felicidade em estar na oficina. São pessoas muito especiais e que precisam de aconchego e de ações como estas para vivenciarem um momento diferente”.

A servidora acredita que, para a unidade de conservação, a iniciativa reforça os laços comunitários além de servir como exemplo a outras instituições, “É muito importante que essas crianças tenham uma consciência ambiental desenvolvida, mas também que elas sejam inseridas socialmente em projetos que consolidam a preservação ambiental”, acrescentou.

A coordenadora da Apae, Kelcy Franco, exaltou a parceria e projetou novas intervenções junto à APA São José. “O primeiro ponto importante é a socialização e o reconhecimento de ter feito algo que lhes dará um retorno. É muito satisfatório para eles e para nós também”, opina Franco.

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades