Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Mata do Limoeiro se prepara para 7ª Edição do Ecofolia

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação/IEF

mata do limoeiro dentro 2

O plantio de mudas faz parte da programação do Ecofolia

 

“Meu coração bate pela mata” é o tema da 7ª edição do Ecofolia 2020, evento do Parque Estadual Mata do Limoeiro previsto para este mês de fevereiro, durante o Carnaval. A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) terá uma programação com atividades ambientais, com destaque para a intensificação de ações que valorizem a importância do envolvimento da comunidade local na defesa da reserva ambiental.

 

Nesta edição, a programação terá cinco dias de atividades. A lista inclui um painel com debates sobre o parque com instituições e lideranças locais, caminhada noturna, apresentações culturais, lançamentos da exposição “Drummond: Vida e Obra”, a trilha dos sentidos, plantio de mudas, homenagens, palestras, entre outras.

 

Segundo o gerente do parque, Alex Luiz Amaral Oliveira, a cada ano o projeto vem crescendo e envolvendo mais participantes, o que reafirma perante a sociedade o valor e a importância do parque e dos projetos desenvolvidos. “O Ecofolia permite envolver participantes, comunidades e visitantes num propósito único de vivência das atividades e entendimento do quão importante são as unidades de conservação e as ações ambientais como um todo” explicou Alex.

 

O projeto conta com o patrocínio e apoio de empresários locais, da Prefeitura de Itabira e do Ministério Público. A realização é feita pelos servidores do Parque Estadual Mata do Limoeiro e IEF.

 

Revista Gigante Verde

 

Durante a programação acontecerá o lançamento da 20º edição da Revista Gigante Verde, que pela primeira vez será impressa e distribuída a moradores e visitantes como forma de divulgação e conhecimento das ações desenvolvidas no parque e seu papel de proteção e inclusão.

 

Voluntariado

 

O projeto se fortalece a cada edição, desenvolvendo ações que fazem com que o Parque e seu entorno se tornem mais conhecidos. Essa edição contará com a participação de voluntários de 10 estados: Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Brasília.

 

Foram selecionados 40 voluntários entre os 322 inscritos. A maioria deles estudantes da área ambiental como engenheiro ambiental, engenheiro florestal, biólogo, veterinário, gestor e técnico ambiental.

 

Prêmio Hugo Werneck

 

O evento se tornou um dos pilares do parque e se destacou nacionalmente quando foi indicado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das 100 ações desenvolvidas em unidades de conservação de grande importância e referência em mobilização e educação ambiental.

 

O Ecofolia foi vencedor do Prêmio Hugo Werneck no ano de 2016 e apresentado no I Fórum Internacional de Gestão de Unidades de Conservação, realizado em Brasília/DF, como projeto convidado para apresentação.

 

O Parque

 

Criado pelo Decreto 45.566, o Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

O Parque atua tanto em educação ambiental, quanto em mobilização social, principalmente por meio dos projetos “Ecofolia”, que prega a conscientização ambiental no período do carnaval; “Festejando o Parque” que desenvolve ações para a comemoração de aniversário do Parque, na segunda quinzena de março, e “Natal com as comunidades”; além das ações de relevante destaque na semana de meio ambiente, celebrada em junho e na Semana Florestal, em comemoração ao dia da árvore, em setembro.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sexta – feira, 21 de fevereiro

 

19h - Abertura do Ecofolia 2020

 

Sábado, 22 de Fevereiro

 

8h - Apresentação das Salas Temáticas do Parque.
9h - A Comunidade no Parque.
Relatos e experiências vividas pelo morador de Ipoema, Tomas Silveira sobre as ameaças sofridas pela Mata do Limoeiro na década de 80.
10h - Unidades de Conservação e seus benefícios para a sociedade. Palestrante Vinicius Assis, Gerente do Parque Estadual do Rio Doce
11h - Filosofia e Meio Ambiente
Palestrante Alisson Diego, autor do livro, “Olhares sobre os Parques mineiros”
14h - O Ser humano e o meio ambiente
Diálogo sobre o ser humano, sentimentos, sua essência, respeito ao próximo e ligação com o meio ambiente com a psicóloga Paloma Bianca.
15h - Trilha dos Sentidos “Conectando com a natureza”
19h - Caminhada Noturna no Parque
Com Alex, guia turístico e morador de Ipoema.

Todas as atividades desse dia acontecerão na sede do Parque

 

Domingo, 23 de fevereiro

 

9h - Como as redes sociais podem potencializar o Parque?
Palestrante Rafael Soares
10h - Roda de Conversa “Projeto: Olhares sobre os Parques mineiros: a importância e belezas das áreas protegidas”
Com Duander Franco e Alisson Diego.

14h - Lançamento da Revista em comemoração aos seis anos de ações do Parque Estadual Mata do Limoeiro.
18h - Limoeiro Digital
Desenvolvimento de estratégias para impulsionamento das redes sociais e divulgações dos trabalhos no Parque.

Todas as atividades desse dia acontecerão na sede do Parque

 

Segunda feira, 24 de fevereiro

 

8h - Lançamento do edital para votação da nova marca gráfica do Parque
9h Painel “O Parque e o desenvolvimento Sustentável em Ipoema”
Representantes de instituições e comunidades do entorno do Parque debatendo sobre as potencialidades e importância do Parque.
Mediador: Fred Mendes (Jornalista e professor)
Convidados:
• Raimundo Afonso (Atuante na defesa da Mata do Limoeiro)
• Arthur Gandara (Consultor Ambiental)
• Márcia (Moradora de comunidade do entorno do Parque)
• Geraldo Raul (Guia turístico e morador de comunidade do entorno do Parque)
• Roneijober (Empresário, fotógrafo e morador de Ipoema)
• Valério Adélio (jornalista e morador de Ipoema)
• Cibele Alvarenga (Conselheira do Parque)
• Samara Vital (Gestora de Sustentabilidade)

14h - Apresentação teatral na comunidade da Serra dos Alves com o Grupo Perecolândia.
19h - The Voice Limoeiro
Paródias apresentadas pelos participantes destacando a temática ambiental e história do Parque.

 

Terça feira, 25 de fevereiro

 

9h - Lançamento da Exposição “Drummond Vida e Obra” da Associação Cultura Itabira Século XXI”.
A exposição conta de maneira cronológica através de textos e imagens da vida e obra do escritor itabirano Carlos Drummond de Andrade.
10h - Plantio de Mudas em área do Parque.
19h - Encerramento.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades