Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parques estaduais retomam visitação após chuvas de janeiro

PDFImprimirE-mail

Foto: Evandro Rodney
PE Pico do ITAMBÉ
Em decorrência dos episódios de chuva forte, em janeiro, algumas unidades de Minas precisaram interromper as atividades temporariamente

 

As unidades de conservação estaduais mineiras que tiveram danos e o acesso prejudicado em função das chuvas que atingiram o Estado em janeiro retomaram suas atividades. Os parques estaduais da Serra do Brigadeiro, Itacolomi e do Rio Preto já foram reabertos com a liberação das estradas de acesso. O Parque Estadual Pico do Itambé segue aberto parcialmente, com o acesso liberado somente para alguns atrativos.


O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, localizada na Zona da Mata Mineira, teve queda de árvores nas trilhas e o Centro de Pesquisa danificado. A gerente de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Mariana Lima Moura, explica que a limpeza das trilhas para retirada dos troncos e galhos caídos já foi realizada e o Parque já voltou a receber visitantes normalmente.

No Parque Estadual do Rio Preto, região do Alto Jequitinhonha, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Preto realizou um desvio na estrada para carros pequenos, o que permitiu o acesso à unidade de conservação.

Já no Parque Estadual do Pico do Itambé, na mesma região, a chuva provocou a interdição do acesso às cachoeiras do Rio Vermelho e do Neném, além de estarem provisoriamente interrompidas os pernoites no topo do Pico do Itambé. As trilhas de acesso às cachoeiras da Fumaça e da Água Santa continuam abertas. A unidade de conservação está localizada nos municípios de Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas.

Outro dano no Parque foi a queda da estrutura da torre e antena repetidora do IEF (que faz a comunicação interna de funcionários via rádio) que caiu sobre a rede de alta tensão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). “No momento, o IEF já dialoga com a Cemig para reativação da torre de comunicação, além da recomposição da rede de energia elétrica”, afirma Mariana Moura.

Em Ouro Preto e Mariana, o Parque Estadual do Itacolomi concluiu os reparos para voltar a receber visitantes. O local teve o acesso comprometido com o fechamento das estradas no interior da unidade. Outras estradas internas estão sendo reparadas como as que ligam a sede à Represa do Custódio e ao Morro do Cachorro.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades