Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Unidades de conservação mineiras selecionam voluntários para 2020

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Evandro Rodney

Voluntariadointerna

Entre as atividades realizadas pelos voluntários está o atendimento aos visitantes

 

Os candidatos interessados em participar da primeira turma de voluntários de 2020 já podem realizar as inscrições. As vagas são para o período de 10 de fevereiro a 27 de março. Os voluntários atuarão no atendimento aos visitantes, educação ambiental e procedimentos internos da unidade de conservação.

O período de inscrição vai até 29 de janeiro e pode concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos, especialmente os moradores de Sete Lagoas. Será dada preferência a estudantes universitários com, no mínimo, três semestres de curso, nas áreas de turismo, ciências biológicas, da terra, sociais e demais áreas afins às atividades de conservação da biodiversidade.


O Edital de Seleção, bem como informações detalhadas sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação, estão disponíveis na página do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que administra as unidades de conservação estaduais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3775-2695.


Os interessados em participar deverão levar a ficha de inscrição, que está no edital, à gerência do Monumento Natural ou encaminhar os documentos para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O Monumento Natural Gruta Rei do Mato abriga a gruta que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo. Ela está situada na região conhecida como Carste de Lagoa Santa. O local tem cerca de 65 metros de profundidade. Anualmente, cerca de 22 mil pessoas passam pelo local, anualmente.


SUMIDOURO


O Parque Estadual do Sumidouro também disponibiliza vagas para voluntários em seu programa de voluntariado neste ano. Os interessados irão ajudar as atividades de atendimento ao público e educação ambiental. A seleção irá atender o maior volume de visitantes que ocorre nos dois primeiros meses do ano, que são a alta temporada.


O trabalho não é remunerado e terá início ainda janeiro, no dia 23. Os escolhidos trabalharão em jornadas de 4 a 8 dias até o dia 29 de fevereiro, período após o Carnaval. O resultado será divulgado diretamente para os selecionados por telefone.


Entre as atividades que os 21 voluntários irão desenvolver no Parque, está o apoio na recepção e orientação de visitantes repassando as regras sobre conduta consciente no interior da unidade de conservação, funcionamento e atrativos. Os selecionados também poderão auxiliar na organização, promoção e realização de atividades lúdicas e educativas.


As atividades ocorrerão dentro do Parque Estadual do Sumidouro e entorno próximo, usando como base tanto a portaria de Lagoa Santa quanto a de Pedro Leopoldo. O Parque não fornecerá alojamento, alimentação ou transporte até a unidade de conservação. Os deslocamentos internos serão feitos em veículos do Parque.


O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980, e tem como principais atrativos a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund, a Casa Fernão Dias e a Trilha do Sumidouro, que começa na Casa Fernão Dias e passa pelo marco histórico “Cruz do Pai Mané”. O Parque integra a Rota Lund, que leva esse nome em homenagem ao pesquisador dinamarquês Peter Lund, que se tornou conhecido como “pai da paleontologia brasileira”.


VOLUNTARIADO


O Programa de Voluntariado foi criado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que administra o Parque, em julho de 2019, como oportunidade para que estudantes e membros das comunidades vizinhas das reservas ambientais estaduais possam participar de ações para conservação dessas áreas. Até o momento, o trabalho foi implantado em doze unidades de conservação, entre elas os Parques Estaduais do Itacolomi e do Ibitipoca.

 

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades