Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Rio Preto altera horários de trilhas e visitas às cachoeiras

PDFImprimirE-mail

 Foto: Evandro Rodney

Cachoeira Crioulo PE Rio Preto - Evandro Rodney

A Cachoeira do Crioulo é um dos atrativos do Parque que necessitam de acompanhamento de guias

 

O Parque Estadual do Rio Preto está localizado na cidade de São Gonçalo do Rio Preto, na Região do Alto Jequitinhonha e tem uma das mais completas infraestruturas para receber visitantes entre as unidades de conservação estaduais.

Os visitantes têm à disposição 12 alojamentos com capacidade para até 60 pessoas, área de camping com capacidade para até 35 barracas, além de quiosques, churrasqueiras e vestiários. A visitação acontece de terça a domingo, das 7h às 17h. O valor do ingresso é de R$ 20,00.


A Cachoeira do Crioulo é um dos atrativos mais famosos da unidade de conservação e a trilha que dá acesso a ela possui 6,5 quilômetros de extensão. Já a trilha da Cachoeira das Sempre-Vivas possui 4,5 quilômetros de extensão e a queda d’água tem uma altura de 15 metros.


A unidade de conservação possui ainda roteiros que podem ser realizados sem o acompanhamento de guias, como é o caso da Trilha da Forquilha, local de encontro do Córrego das Éguas com o Rio Preto, que forma uma grande piscina natural. Outros são os diversos mirantes como o da Lapa, do Monjolo e da Pedra. Esse último proporciona vista panorâmica para o Vale do Ribeirão das Éguas e do Rio Preto.


O Parque Estadual do Rio Preto é uma das 94 unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que garantem a proteção de 2,3 milhões de hectares de áreas naturais dos três biomas encontrados em Minas Gerais: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Mais informações sobre o Parque estão disponíveis aqui.

 

Emerson Gomes

Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades