Audiência pública discute preservação das unidades de conservação de Minas

Foto: Guilherme Paranaíba

aSSEMBLEIA DENTRO

Audiência pública para discutir a gestão das 94 unidades de conservação do estado foi realizada na ALMG

O futuro dos parques estaduais e unidades de conservação de Minas Gerais foi tema de uma audiência pública que aconteceu na tarde desta quinta-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), deputados, autoridades e membros da sociedade civil discutiram sobre os principais desafios na gestão das 94 unidades de conservação do estado, que totalizam uma área de 2,3 milhões de hectares. Durante as discussões na Comissão de Meio Ambiente da ALMG, foi lançado um livro sobre relatos e fotos de 15 parques mineiros e também foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Estaduais e das Unidades de Conservação de Minas.

Os dirigentes do Sisema destacaram que uma das iniciativas para garantir uma gestão de sucesso dos parques de Minas é a concessão à iniciativa privada da visitação das unidades de conservação para permitir que o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) foque suas ações no gerenciamento do meio ambiente e das questões ligadas aos biomas do estado. A intenção do IEF é conceder 20 parques à iniciativa privada, começando por três unidades que compõem a chamada Rota Lund. Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o Programa de Concessão em Parques Estaduais (Parc) em condições de unificar aproveitamentos das unidades pelos setores produtivo e ambientalista e pela sociedade, com capacidade de desonerar a gestão e alçar os parques à visitação em massa dos mineiros.

"Temos unidades de conservação belíssimas e gostaríamos que o mineiro e a mineira pudessem conhecer mais dessas belezas naturais que são verdadeiro patrimônio do nosso estado. Nossa intenção é dar uma estruturação maior para fomentar mais a visitação e o turismo ecológico no estado", diz o secretário. Na avaliação do diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG), Antônio Malard, o programa vai permitir alavancar a economia de forma sustentável. "Esse programa concilia o fomento ao turismo e impulsiona a economia, mas deixando claro que a preservação ambiental vai ser fortalecida. Uma vez que o IEF, que hoje detém essa competência, poderá focar seus esforços nesse sentido", avalia o diretor-geral.

A proposta ganhou apoio do ex-secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais e ex-ministro de Meio Ambiente José Carlos de Carvalho, que esteve à frente da pasta a nível nacional a época em que o Parque Nacional do Iguaçu passou pelo mesmo processo. "Iguaçu é uma referencia de que é possível fazer a concessão. A concessão não é a privatização. Você concede apenas o uso público, sem prejuízo à soberania do estado na gestão ambiental", diz o ex-ministro.

Durante as discussões sobre as unidades de conservação de MInas, o gestor público e ex-prefeito de Itaguara, Alisson Diego, lançou o livro "Parques de Minas Olhares Gerais", em que ele traz fotos e relatos da passagem por 15 parques estaduais mineiros. Alisson destacou que seus relatos mostram um olhar vivencial sobre as unidades. "É preciso olhar para os parques mineiros. A população precisa olhar, o governo precisa olhar. Meio ambiente é uma união de esforços. Não é possível relegar a uma questão de gestão, pois estamos falando de vida, esse é o ponto de discussão", afirma.

O deputado Glaycon Franco, que fez o requerimento da audiência pública e será o principal líder da frente parlamentar, disse que o livro vai ajudar os deputados a apontar caminhos para melhorar a situação dos parques estaduais. "Esse livro vai subsidiar bastante nossa frente parlamentar. São realidades diferentes em todos os parques e precisamos criar políticas públicas para harmonizar essa situação", afirma o parlamentar. Os dirigentes do Sisema avaliaram que o apoio da ALMG é fundamental para garantir um alcance maior da população na sensibilização frente à conservação dos parques. "O apoio dos deputados é muito importante porque eles acabam pautando a sociedade da importância de preservar a natureza. Com eles conseguimos penetrar mais na sociedade com a expectativa de proteção e melhoria de nossas unidades", finaliza o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira.

Guilherme Paranaiba