Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Voluntários passarão por treinamento na Gruta Rei do Mato

PDFImprimirE-mail

Foto: Evandro Rodney 

MN Gruta rei do Mato - Foto Evandro Rodney 8

IEF realizará treinamento com 25 voluntários que atuarão na conservação da Gruta Rei do Mato

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou a lista de 25 candidatos que vão integrar o Programa de Voluntariado do Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. Os habilitados participarão de um curso de capacitação para as atividades que serão desenvolvidas na unidade de conservação. O treinamento será realizado na sede do Monumento nos dias 23 e 24 de novembro.

 

Entre as práticas estão orientações sobre atividades de conservação de cavernas, coleta de lixo e outros materiais no interior da caverna. Também serão ensinados como remover pichações superficiais no interior da gruta.

Entre as disciplinas, estarão práticas de remoção do material particulado que são depositados nos espeleotemas ao longo dos anos, oriundos das empresas de siderurgia, mineração e das rodovias do entorno da UC. Os espeleotemas são as formações rochosas que ocorrem no interior de cavernas como resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água.

 

Todos os materiais didáticos serão disponibilizados pela gerência da reserva ambiental. “Os participantes deverão comparecer vestindo camisa de manga longa, calça e calçado completamente fechado”, observa a gerente da unidade de conservação, Maria Honorina Pereira Rocha.

 

O Programa de Voluntariado foi criado em julho de 2019 como oportunidade para que estudantes e membros das comunidades vizinhas das reservas ambientais estaduais possam participar de ações para conservação dessas áreas. Até o momento, o trabalho foi implantado em dez unidades, entre elas os Parques Estaduais do Sumidouro, do Itacolomi e do Ibitipoca.

 

O Monumento Natural Gruta Rei do Mato está inserido na Rota das Grutas Peter Lund juntamente com as grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo. A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, dos quais 220 metros estão abertos à visitação. É considerada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia uma das mais belas grutas do país e uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais.


Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades