Produtores rurais do Jequitinhonha tiram dúvidas sobre serviços ambientais

Foto: Simon Nascimento

Diálogos com o produtor Rural DEntro

Produtores rurais do Vale do Jequitinhonha tiraram dúvidas sobre serviços ambientais prestados pelo Sisema

Mais de 100 produtores rurais do Vale do Jequitinhonha puderam tirar dúvidas sobre serviços ambientais que estão inseridos em suas rotinas de trabalho durante mais uma edição do Diálogos com o Produtor Rural. O evento ocorreu em Medina, nesta terça-feira, 20 de novembro. Diretores e técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) ficaram disponíveis para tirar dúvidas por mais de quatro horas.

Além dos esclarecimentos, a iniciativa também apresentou aos produtores diversas ações que têm sido realizadas pelo Governo de Minas, por meio do Sisema, para desburocratizar a emissão de outorgas de uso da água e licenciamentos ambientais. As principais demandas apresentadas pelos trabalhadores rurais foram sobre o uso insignificante da água, escassez hídrica agravada pela seca que historicamente acomete a região, e sobre as ações de fiscalização ambiental.

Representando o Sisema, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard,  detalhou ações feitas pelo Estado que facilitam a atuação do produtor, sem deixar de lado a preservação ambiental. Entre as medidas, Malard destacou a publicação da Portaria 48, que muda a emissão de outorgas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); a criação do Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) digital e a edição do decreto 47.749, o decreto florestal do IEF. A norma, segundo ele, “trouxe mais segurança jurídica para todos e otimiza os processos”. “São benefícios que atingem, principalmente, o produtor rural. O decreto desburocratizou serviços, trouxe mais celeridade e valores mais baixos, sem abrir mão da fiscalização e preservação ambiental”, reforçou.
Malard comentou, também, da importância de aproximação do Estado com os trabalhadores do campo. “Estamos juntos com vocês para solucionar problemas e o diálogo é o caminho para que isso seja alcançado. Estamos cada vez mais com o pensamento de nos aproximar de vocês, porque reconhecemos que, antes da fiscalização, o principal é orientação e prevenção”.

O supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Nordeste, Luiz Cláudio Pena, elogiou o Diálogos com o Produtor Rural. “É uma iniciativa que vai ao encontro com as demandas do produtor rural. É um canal aberto para tirar dúvidas e produzir sem ser penalizado. Ouvimos hoje algumas dúvidas, sugestões, críticas e vamos levar isso ao conhecimento ao Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira”, disse.

O prefeito de Medina, Evaldo Lúcio Peixoto Sena, contou que os produtores rurais da região serão bastante beneficiados após o evento. “Essa integração aproxima o produtor, do Estado, e orienta o trabalhador sobre o que é certo e o que é errado”, salientou o prefeito.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Medina, Evina Teixeira, também elogiou a aproximação do Executivo com os trabalhadores. “A gente fica muito grato porque é importante dialogar para conscientizar as pessoas. Se às vezes o trabalhador é multado, é porque ele descumpriu a lei”, disse.  Esta foi justamente a consideração do cabo Eduardo Aguiar, da 10° Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, representante da corporação no evento. “Nas nossas fiscalizações percebemos que falta ao produtor rural acesso à informação e isso dificulta que ele esteja trabalhando de maneira legalizada”, disse o policial.

Um dos trabalhadores que tiraram dúvidas com as equipes do Sisema foi o produtor de queijos Aroldo Gomes. Ele pediu esclarecimentos sobre a outorga de uso insignificante de água para conseguir a autorização de atuação na propriedade. “Eu tenho uma outorga já para os animais e quero expandir no meu terreno. No campo muitas vezes a gente sabe a prática, como fazer, mas falta a teoria para não cometer erros”, explicou Aroldo.

Além de produtores rurais, empresários que atuam na região também foram à Medina tirar dúvidas sobre procedimentos.  De acordo com Pablo Castro, da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Jequitinhonha, a região registra alta demanda de empresas que atuam de maneira irregular. “O nosso objetivo aqui é orientar para que possam regularizar os empreendimentos minerários da região”.

Simon  Nascimento