Nascentes que contribuem para a formação do Rio Doce são protegidas pelo IEF

Fotos: Edwaldo Cabidelli

cercamento-xopotó-dentro

Da direita para esquerda: diretor geral do IEF, Antônio Malard, prefeita de Desterro do Melo, Márcia Amaral e a proprietária da Fazenda Irmãos Gava, Silva Gava, participam do plantio de 1050 mudas doadas pelo IEF

O Governo de Minas segue trabalhando para garantir a segurança hídrica e o pleno abastecimento de água ao cidadão mineiro. Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugurou o cercamento das cinco primeiras nascentes do Rio Xopotó, afluente do Rio Piranga, principal formador do Rio Doce. A solenidade de entrega do cercamento aconteceu na Fazenda Irmãos Gava, zona rural do município de Desterro do Melo, região do Campo das Vertentes - onde estão localizadas as nascentes - e contou também com o plantio de 1.050 mudas de espécies nativas da região doadas pelo Instituto.

Participaram do evento o diretor geral do IEF, Antônio Malard, o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro-Sul, Ricardo Ayres, a prefeita de Desterro do Melo, Márcia Amaral, a proprietária da Fazenda Irmãos Gava, Silvia Gava, além de ambientalistas, autoridades locais e alunos de uma escola pública do município.

A propriedade rural que abriga as nascentes possui cerca de 170 hectares, inseridos no bioma Mata Atlântica. Foram cedidos pelos proprietários 8,5 hectares que passam a compor uma área de preservação permanente destinada à proteção dos mananciais presentes no local.

O trabalho de preservação foi previamente planejado por técnicos do IEF, que estudaram as melhores formas de proteger a área. No total, foram doados pelo Instituto 305 moirões, 20 rolos de arame de 250 metros, 6 Kg de grampos e 6 feixes de balancins. O material para o cercamento foi obtido por meio de parceria firmada entre o IEF e o banco alemão de desenvolvimento KfW, dentro do Projeto de Proteção da Mata Atlântica - Fase II (Promata II).

Durante o evento, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, lembrou a importância da parceria entre o poder público e os proprietários rurais para a efetividade das ações de preservação promovidas pelo Instituto. “O cercamento destas nascentes beneficia diretamente uma população de quase 3 milhões de habitantes ao longo de toda a Bacia do Rio Doce e isso só foi possível graças à consciência ambiental dos proprietários da Fazenda Irmão Gava, que entenderam a magnitude deste projeto” ressaltou.

O supervisor da URFBio Centro-Sul, Ricardo Ayres, explica que o cercamento e recuperação ambiental das cinco primeiras nascentes do Rio Xopotó faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela regional, que se estendem a quatro bacias hidrográficas: Paraíba do Sul, São Francisco, Doce e Grande. “Trata-se de uma região produtora de água para oito estados da Federação, por isso, pretendemos dar continuidade a esse trabalho de proteção e recuperação desde as primeiras nascentes até a foz de cada rio”, salientou.

Além de sediar as nascentes do Rio Xopotó, a região Centro-Sul é a porção do Estado onde estão localizadas também as primeiras nascentes das bacias dos rios Velhas, Paraopeba, Doce, Pomba, Mortes e Paraibuna.

A prefeita do município de Desterro do Melo, Márcia Amaral, falou sobre a relevância das ações do IEF na região. “Estamos trabalhando junto ao Instituto para que todos os proprietários rurais de nosso município, que tenham nascentes em suas propriedades informem tanto à Prefeitura quanto ao IEF, para que o trabalho de cercamento das minas seja realizado. Sabemos que nossa região é rica em nascentes, sendo o ponto de origem de importantes rios do Estado. Pretendemos, por meio deste projeto, assegurar a permanência destes afluentes para as próximas gerações” disse.

Para a proprietária da Fazenda Gava, Silvia Gava, o trabalho dos técnicos do IEF foi crucial para a identificação das minas presentes em sua propriedade como a primeiras nascentes do Rio Xopotó. “O Instituto acabou se tornando um grande parceiro. Eles nos procuraram e fizeram a proposta do cercamento das nascentes que estavam em minha propriedade, oferecendo toda a estrutura necessária para o trabalho de proteção e revitalização da área”, afirmou.

O presidente do Instituto Xopotó de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental, José Geraldo Rivelli, destacou a importância seminal do Rio Xopotó na formação do Rio Doce, uma das principais bacias hidrográficas do Estado. “Esperamos que o belo trabalho de proteção realizado na cabeceira deste rio seja levado junto com suas águas a todas as bacias mineiras”, frisou.

Edwaldo Cabidelli