Plantio de Ipês em Juatuba revitalizará cidade da RMBH

Foto: Divulgação IEF

IMG 3476 Dentro

Uma parceria entre o IEF e a Prefeitura de Juatuba irá florir o município com o plantio de mil mudas de ipê

Em breve, as ruas de Juatuba ganharão um colorido especial. O município da Região Central de Minas recebeu mil mudas de Ipê que vão transformar a paisagem da cidade. O plantio é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que cedeu as mudas. As primeiras árvores foram plantadas em solenidade realizada na última sexta-feira (25/10).

Os ipês são das espécies rosa e branco e foram produzidos no viveiro do IEF na cidade de Barbacena. Inicialmente, foram plantadas 80 mudas na pista de caminhada que fica às margens da rodovia BR 262. O restante será plantado nas ruas de toda a cidade.

Na solenidade de lançamento do projeto “Minha cidade mais florida”, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, lembrou que a preocupação da Prefeitura de Juatuba com o meio ambiente é sólida. “Recentemente o município assumiu o licenciamento ambiental”, observou.

Malard destacou ainda as parcerias que o IEF tradicionalmente desenvolve com os municípios e que rendem bons frutos para a gestão ambiental. É o caso da revitalização dos viveiros do Instituto. “Estamos reestruturando os viveiros que potencializam ações como as de arborização urbana e também de revitalização de nascentes”, afirmou.

Já o prefeito de Juatuba, Antônio Adônis Pereira, observou que o município precisa de cuidados com o meio ambiente. “A cidade tem uma equipe cada vez mais qualificada, atuando no licenciamento e em outras áreas da gestão ambiental”, afirmou. O plantio tem ligação com o projeto “Árvore é Vida” das Caminhantes da Estrada Real que tem a meta de realizar o plantio de um milhão de mudas.

Segundo o idealizador do projeto pela Prefeitura de Juatuba, Alexandre Vieira da Silva, a ideia surgiu em 2014, inspirado no florescer das cerejeiras do Japão. Ele explicou que a equipe do IEF deu todo o apoio técnico necessário.

Ele explica que foi feito um concurso nas escolas da cidade para a escolha do nome do projeto. “Queremos que Juatuba seja a cidade mais bonita da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte) ”, afirmou. O vencedor foi o aluno Iuri Davi Braga dos Santos. Outros oito alunos ganharam prêmios por sua participação.

Emerson Gomes