Plantio de mudas encerra Semana Florestal em Minas Gerais

Divulgação IEF

plantio mudas dentro

Quatro mil mudas de espécies nativas da região foram plantadas em área de recuperação

O plantio de 4 mil mudas de mais de 50 espécies nativas da Região da Zona da Mata Mineira encerrou as atividades da Semana Florestal 2019 no estado. Por meio de parceria firmada entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), foi possível adquirir insumos que possibilitaram a proteção de duas importantes nascentes do Rio das Mortes, afluente do Rio Grande. Também foi feito o início da restauração florestal de uma área urbana de aproximadamente 10 hectares, no Centro de Barbacena, na Região Central de Minas.

Todo o trabalho de mapeamento da área, estabelecimento da metodologia, cronograma das atividades, além do transporte de materiais, cercamento, construção de aceiros e o plantio das mudas foi feito somando os esforços do IEF com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o Grupo de Teatro Ponto de Partida e de diversos voluntários do município. O coordenador Regional de Conservação e Restauração de Ecossistemas do IEF, Edmilson da Silva, se destacou na execução do trabalho, atuando diretamente na implementação do cercamento e na abertura das 4 mil covas para o plantio das mudas.

“As pessoas que participaram do plantio reconheceram a importância da ação e saíram do evento com o sentimento de necessidade de cuidar e monitorar o desenvolvimento do plantio realizado, para que a natureza possa cuidar do resto. No dia do evento, todos comentavam que em Barbacena nunca houve uma união e mobilização de tantas pessoas em prol de uma ação ambiental como essa”, disse o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro Sul do IEF, Ricardo Ayres Loschi.

De acordo com o supervisor, nos próximos três meses serão implementados todos os recursos para que as mudas possam se desenvolver satisfatoriamente. “Além disso, criaremos as condições necessárias para que a sucessão ecológica atue simultaneamente na restauração ambiental dessa área”, frisou.

Segundo Ricardo, as mudas das árvores de espécies nativas da região foram produzidas no viveiro do IEF, em Barbacena. Ele disse ainda que o cercamento e a restauração florestal fazem parte das ações ambientais desenvolvidas pela URFBio Centro Sul com propósito de recuperação de áreas estratégicas (encostas, nascentes e matas ciliares), situadas nas cabeceiras das bacias dos Rios Grande, Paraíba do Sul, São Francisco e Rio Doce. “Com a continuidade de ações desse tipo poderemos proporcionará uma autossuficiência econômica para as propriedades rurais da região e a possibilidade de abastecimento das cidades. Além disso, a partir do momento em que preservamos essas importantes áreas, com práticas de conservação de solo adequadas, garantimos a infiltração de água no solo e evitamos as enxurradas “, argumentou.

A área alvo da ação está localizada em um local conhecido como Sericícola, onde funcionou a Estação Sericícola de Barbacena, indústria-escola destinada à disseminação da cultura da seda natural no Brasil, fundada em 1912. O local preserva um conjunto arquitetônico de beleza ímpar, revestido de significado histórico por ter sido sede da vanguarda da indústria da seda no Brasil, guardando consigo traços de grande importância no desenvolvimento do contexto urbano e social do Município de Barbacena.

O local é de propriedade de domínio do Estado de Minas Gerais, ocupada atualmente pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, a UEMG – Unidade de Barbacena, a Universidade de Música Popular - BITUCA e o Grupo de Teatro Ponto de Partida.

Milene Duque