Atividades da Semana Florestal 2019 envolvem também servidores da CA

Foto: Viviane Lacerda

Curso Jardinagem Dentro

Curso de jardinagem orientou sobre questões relacionadas a plantio e cultivo de plantas

Uma série de atividades em comemoração à Semana Florestal 2019 envolveu os servidores da Cidade Administrativa nessa quinta-feira, 26 de setembro.  Uma das atrações da programação elaborada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi o curso de jardinagem, que contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas. A orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais abrilhantou a festa com um show realizado no hall do Prédio Minas, quando também foram distribuídas 2.500 mudas de diversas espécies.

Os servidores puderam levar para casa mudas de cedro, ipês roxo, amarelo e branco, pau-brasil, palmeiras, hibiscos e pau-ferro, além de plantas frutíferas como goiaba, jabuticaba, acerola, açaí e carambola. A distribuição ocorreu no horário de almoço, quando é intensa a circulação de pessoas nas áreas comuns dos prédios. A servidora da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov), Valdeci Souza, foi cedo para a fila, e ficou feliz com a sua muda de Ipê-amarelo. Já o servidor Demar Ferreira, da Polícia Militar, preferiu uma frutífera e levou para casa mudas de acerola.

Durante o curso de jardinagem, oferecido no horário da manhã, os participantes puderam aprender sobre questões relacionadas a plantio e cultivo de plantas. A atividade foi conduzida pelo engenheiro florestal do IEF e palestrante, Vergilius Maro Clemente, que ressaltou a importância de um esboço bem traçado para escolha do local e da iluminação no momento do plantio.

Ele também detalhou os diversos aspectos da jardinagem como paisagismo e seu conceito. A estrutura dos jardins, as escolhas e organização para o plantio de árvores, trepadeiras e arbustos, gramados, rasteiras de cobertura, além da importância da boa nutrição e dos cuidados constantes como técnicas de melhoramento do solo, adubos, irrigação, poda, clonagem e arborização também foram repassadas durante o curso.

Segundo o engenheiro, o local de um jardim deve ter uma boa drenagem, solo não compactado, livre de rejeitos de construção, e bem iluminado. “É preciso desenvolver estudos sobre a qualidade do solo e técnicas de melhoramento. Há plantas, por exemplo, que indicam o Ph do solo, como a hortênsia, que em solo ácido apresenta a cor azul e em solo alcalino a cor rosa”, observou.

O palestrante explicou também sobre espaçamento, alinhamento, materiais adequados à jardinagem, melhoramento de propriedades biológicas do solo, tipos de jardins e tratos culturais.

Vergilius Maro também trabalha no projeto de revitalização dos jardins da Cidade Administrativa, sede do poder executivo do Governo do Estado. O trabalho conjunto inclui uma série de medidas que vão desde ações de intervenção no solo a substituições de espécies de árvores. “Na revitalização dos jardins da CA estamos realizando um trabalho bem cuidadoso, com plantas específicas para cada local e adequadas aos tipos de solo e sombras”, disse.

As atividades da Semana Florestal 2019 aconteceram em todo o Estado com programação  desenvolvida pelos regionais do IEF. Nessa sexta-feira, 27 de setembro, as atividades ocorreram no Parque Estadual do Rola Moça, que completou 25 anos.

Ângela Almeida