Fórum reúne gestores ambientais do Estado na Zona da Mata mineira

Foto: Divulgação IEF

Forea Dentro

Fórum de Educação Ambeintal promoveu diversas ações, de 20 a 27 de setembro, em Rosário da Limeira, Minas Gerais

O maior evento de educação ambiental de Minas Gerais chegou à sua 31ª edição em 2019 e foi realizado na cidade de Rosário da Limeira, entre os dias 20 e 27 de setembro. O Fórum de Educação Ambiental da Zona da Mata (ForEA) reuniu gestores ambientais da região e de todo o Estado que discutiram temas, trocaram experiências e participaram de oficinas e palestras.

Paralelamente, foi realizado o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata que reúne representantes das prefeituras de municípios das cidades da região na busca de soluções para as questões ambientais locais. Também foi realizado o ForEA Mirim que, em 2019, teve o tema “Água é Vida” reunindo, crianças e adolescentes, alunos da rede pública, especialmente da cidade de Rosário da Limeira.

As tradicionais oficinas construtivas tiveram atividades específicas para o Fórum principal, levando temas como Adequação Ambiental de Propriedades Rurais, Técnicas de Manejo e Conservação de Solo e Água para aumento de oferta de água, economia solidária e formação de educadores ambientais. Já o ForEA Mirim apresentou aos garotos temas como o doce mundo das abelhas, cores da biodiversidade, alimentação natural e erosão do solo.

A coordenação do fórum também prestou homenagens aos relevantes serviços prestados ao Meio Ambiente no nível estadual, entregando Diploma de Mérito Ambiental, Medalha e Placa. Receberam Medalha e Diploma do Mérito Ambiental o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Muriaé, Valmir Barbosa Rosado e o jornalista Silvan Alves, de Muriaé. Também receberam condecorações, Edson Curi, ex-prefeito de Rosário da Limeira, José Victor Aredes e Simone Soares Vicente, atuantes na área da Educação. O destaque em Sustentabilidade Socioambiental foram Válter Caetano da Silva e Cloves Jannuzi pela atuação na área Comunitária.

O ForEA é uma realização do IEF, tendo a secretaria executiva da Coordenação Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental na Zona da Mata, apoio da Prefeitura de Rosário da Limeira, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), dentre outras instituições. Após o evento, as Coordenações Locais e Regionais se reunirão para elaboração de um Documento Final, elencando as ações priorizadas pelos municípios para implementação pelas instituições envolvidas no Pós ForEA.

Emerson Gomes