Trilha ecológica e plantio de mudas marcam abertura da Semana Florestal

Foto: Divulgação IEF

abertura Semana Florestal 3 Dentro2

A abertura da Semana Florestal contou também com uma caminhada pelo PE Serra Verde

O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, marca o início da Semana Florestal. Para comemorar, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) programou uma série de atividades ao longo desta semana na capital e no interior do Estado.  Nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Parque Estadual Serra Verde, localizado no Vetor Norte de Belo Horizonte, recebeu alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade para uma trilha ecológica no interior da unidade de conservação. Na oportunidade, foi também realizado o plantio simbólico de mudas de espécies nativas da região com a presença do diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

“A educação ambiental consiste em uma das mais efetivas e importantes ferramentas de promoção da sustentabilidade ecológica, pois a partir da conscientização das novas gerações seremos capazes de garantir a continuidade de nossos esforços de preservação do meio ambiente. É isso que estamos fazendo hoje no Parque Serra Verde, trazendo estas crianças para aprenderem a conviver de forma harmônica e respeitosa com a natureza” ressaltou Malard.

Durante o evento, uma muda de Jatobá foi plantada pelo diretor-geral do IEF com ajuda dos alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. A espécie foi escolhida por ser uma árvore endêmica que já predominou em diversos biomas brasileiros e atualmente encontra-se quase extinta nos grandes centros do país.

Educação Ambiental

Ainda nesta segunda-feira, como parte das ações comemorativas da Semana Florestal, foi lançado o curso à distância “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Oferecido por meio da plataforma virtual Trilhas do Saber, ferramenta que integra a Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o curso é direcionado à professores de diferentes conteúdos, analistas e gestores públicos, dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs), além de estudantes de nível médio e superior. Os interessados devem realizar a inscrição até 4 de outubro na página do Trilhas do Saber.

Clique aqui para conferir a programação completa da Semana Florestal 2019.

Edwaldo Cabidelli