Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF participa do 1º Seminário Carste em Pedro Leopoldo

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Cintia Palhares

Escalada Dentro

A prática de escalada no PE do Sumidouro é um dos atrativos da Unidade de Conservação

 

As características da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa foram debatidas durante o 1º Seminário Carste em Pedro Leopoldo - Patrimônio Ambiental: dialogar, conhecer e preservar, ocorrido nos dias 11 e 12 de setembro, no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (antigo Lanagro). O Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi representado no evento pelo gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rinaldo José de Souza.

 

Cerca de 350 pessoas entre alunos do 3? ano do Ensino Médio de seis escolas da rede pública e particular de Pedro Leopoldo, além de representantes de municípios que fazem parte da APA Carste e região também participaram do evento. Achados da megafauna pleistocênica na região; avaliação da vulnerabilidade intrínseca do aquífero cárstico da APA Lagoa Santa; explotação da água na APA Carste e seus desafios; modelo aplicado para definição das áreas de influência do patrimônio espeleológico; desafios para conservação do patrimônio espeleológico e Sítio Ramsar, foram alguns dos assuntos trazidos por profissionais especialistas de todo o Brasil.

 

Em 2017, o Comitê de Ação Participativa (CAP) realizou uma pesquisa em Pedro Leopoldo, e verificou que a maioria dos entrevistados demonstraram interesse na temática ambiental (rios, matas, animais e coleta seletiva). “O seminário informou à população sobre nossa região cárstica e teve como objetivo incentivar mais pessoas a atuar em defesa do meio ambiente”, observou Viviane Schaberle Toledo, membro do CAP.

 

O gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rinaldo José de Souza, representante do IEF no evento, detalhou em sua palestra os desafios de manter o parque como atrativo turístico, além dos conflitos de origem e gestão e a qualificação necessária para os funcionários da Unidade de Conservação. Ele destacou, também, as particularidades, os atrativos, as curiosidades e o potencial turístico do PE do Sumidouro, que integra a Rota das Grutas Peter Lund.

 

Aspectos sobre a conservação do patrimônio natural, espeológico, arqueológico, paleontológico e histórico-cultural existentes na região do Aeroporto Internacional Tancredo Neves também foram tratados pelo gerente. Rinaldo apresentou dados sobre a visitação nos atrativos turísticos da Lapinha, Fidalgo e Quinta do Sumidouro, além do Museu Peter Lund, que conta a história das descobertas e a trajetória do importante naturalista dinamarquês que dá nome ao espaço. Inaugurado no dia 21 de setembro de 2012, com 1.850 metros quadrados e três andares, o prédio possui: Sala expositora com 82 fósseis descobertos por Lund, vindos do Museu Natural de Copenhague, e cerca de 15 fósseis doados pelo Museu de História Natural da PUC Minas; além de um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa; sala multiuso para exposição de filmes e dois espaços com explicações sobre os Planos de Manejo do Parque e Espeleológico.

 

Outros atrativos do parque como a escalada, que conta com cerca de 100 vias, que variam de 550 a 750 metros de distância do receptivo Museu Peter Lund e tem limite diário de 40 escaladores, e as Trilhas da Travessia e do Sumidouro, que recebem, em média, 70 visitantes durante a semana e 60 visitantes nos finais de semana e feriados, foram destacados pelo gerente. A Casa Fernão Dias também merece destaque entre os atrativos e é uma homenagem à passagem do bandeirante Fernão Dias Paes Leme à região, onde permaneceu por quatro anos.

“Outros pontos relevantes e de destaque são a Lagoa do Sumidouro, com cerca de 8 Km de perímetro, além do Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico, que conta com oficinas de pinturas rupestres e de escavação, contos de histórias, espaço com biblioteca, realização de jogos e trilhas interpretativas”, disse. O centro de Difusão do Conhecimento atende, diariamente, 40 visitantes em dias de semana.

 

Para informações sobre agendamento e participação nos atrativos o turista deve acessar o site

 

SEMINÁRIO

 

O seminário foi uma realização do Comitê de Ação Participativa (CAP), do Instituto LafargeHolcim Brasil, que atua no país desde 1951, com o compromisso com a sustentabilidade, e da ONG Lagoa Viva, em parceria com o ICMBio e APA Carste Lagoa Santa. E ainda do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, CBH Rio das Velhas, Subcomitês Ribeirão da Mata e Carste, Prefeitura de Pedro Leopoldo e Câmara de Pedro Leopoldo.


Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades