IEF firma parceria para trabalho de detentos em viveiro de mudas no Noroeste

Foto: Divulgação IEF

buritis Detentos Dentro

A assinatura do Termo de Cooperação foi realizada no presídio regional de Unaí

Parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) irá permitir que detentos do Presídio Regional de Buritis (Prbur), no Noroeste de Minas Gerais, possam cultivar mudas no viveiro florestal da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (Urfbio) do IEF, em Unaí.

A participação dos detentos nos trabalhos de produção de mudas foi viabilizada por meio da assinatura de Termo de Cooperação Técnica (TCT) para a prestação de serviços. A assinatura simbólica foi realizada na última semana, na sede do Presídio Regional e contou com a participação do supervisor regional do IEF, Marcos Roberto Batista Guimarães, e do diretor-geral do Presidio de Buritis, Silvio Fagundes da Silva.

Para o supervisor regional do IEF, Marcos Guimarães, coordenador da iniciativa, o TCT é fruto do trabalho desenvolvido pelo IEF em Unaí. “Essa parceria é muito importante pois podemos aliar a recuperação ambiental com a ressocialização dos indivíduos, atendendo os anseios da sociedade referentes a essas duas temáticas”, frisou.

Por meio do Termo, o presídio realiza a seleção dos detentos para execução dos trabalhos, conforme as habilidades e perfil dos detentos, objetivando a concessão de remição penal, além de oferecer oportunidade de trabalho aos internos. Já o IEF, oferece treinamento aos detentos e condições adequadas de trabalho para a produção de mudas de variadas espécies nativas. Serão produzidas mudas nativas do cerrado, como por exemplo, Ipê, Pequi e Baru.

A quantidade dos detentos selecionados varia conforme a demanda do IEF, que trabalha, inicialmente, com duas vagas.

Benefícios

Como benefício pelo trabalho, os detentos recebem três quartos do salário mínimo e têm direito à remição de pena, de modo que, a cada três dias trabalhados, tenham um a menos na sentença. As mudas produzidas são destinadas para ornamentação da cidade e as plantas frutíferas são doadas aos moradores do município. Além disso, as árvores nativas são destinadas ao trabalho de fomento florestal desenvolvido pelo IEF.

Ângela Almeida