Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Minas Gerais refina trabalho de combate a incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Divulgação IEF

Avião Dentro

Recurso de compensação minerária será usado para locação de aeronaves para combate a incêndios florestais

 

O Governo do Estado tem aprimorado as medidas de resposta a incêndios florestais em suas unidades de conservação. Em uma última delas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) anunciou a destinação de R$ 6,9 milhões provenientes de recursos da compensação minerária para a locação de oito aeronaves de lançamento de água para contenção de incêndios. Elas vão se somar a mais dez helicópteros e três aviões já em uso, bem como a diversas ações de prevenção e combate já em andamento.

 

O recurso foi aprovado na sexta-feira, 6 de setembro, pela Câmara de Proteção à Biodiversidade (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). O anúncio da destinação foi feito pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard, durante 3ª Reunião Ordinária da Coordenação Geral da Força Tarefa Previncêndio, ocorrida no mesmo dia.

 

A Força-Tarefa Previncêndio foi criada pelo Governo de Minas Gerais para coordenar os esforços de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais. Ela é coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e atua nos meses mais secos do ano, de junho a novembro, quando a incidência de incêndios é maior. Além do IEF, integram o programa o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG); a Polícia Militar (PMMG); a Polícia Civil do Estado (PCMG); e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Na reunião da Força-Tarefa, o diretor-geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, observou que um dos fatores responsáveis pela redução da área atingida nas unidades de conservação de Minas Gerais é a velocidade de reação. “A resposta das equipes tem sido muito rápida, debelando as chamas em poucas horas. Com as novas aeronaves, esse trabalho será ainda mais efetivo”, explicou.
 
BALANÇO

 

A situação dos incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais de Minas Gerais e as ações desenvolvidas para reforçar a prevenção e o combate no período crítico foram apresentadas durante a última reunião da coordenação Geral da Força Tarefa Previncêndio, na última sexta-feira.
 
Segundo os dados do IEF, tanto o número de incêndios registrados até agosto de 2019, quanto a área atingida estão abaixo da média histórica. Com relação à área atingida, de janeiro a agosto, 1.347,07 hectares no interior das unidades de conservação estaduais foram consumidos pelo fogo. O número é 68,8% menor do que a média histórica, para o período, registrada entre os anos de 2013 e 2018, que é de 4.318,50 hectares.

Confira os dados abaixo:


COMPARATIVO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS NAS UCs ESTADUAIS DE MG

 

Tabela Incêndios Dentro

Janeiro a agosto de 2019, em relação à média histórica (2013 a 2018 – jan a ago)

 

NA LINHA DE FRENTE

 

Combate Dentro

O IEF conta para combate com brigadistas contratados, voluntários e os próprios funcionários das Unidades de Conservação

 

Além das equipes próprias, o IEF conta neste ano com 278 brigadistas contratados temporariamente e que foram distribuídos pelas unidades de conservação de todo o Estado, especialmente naquelas que apresentam maior número de ocorrências de incêndios florestais. Brigadistas voluntários e parcerias com empresas vizinhas às reservas ambientais reforçam a rede de proteção formada para proteger as áreas protegidas de Minas Gerais.

 

O IEF ainda conta com brigadas voluntárias, que apoiam unidades de conservação em municípios como Conselheiro Pena, Ouro Preto, Belo Horizonte, Montes Claros, São João del Rei Moeda, Barão de Cocais e Itabirito. Somam-se ainda a estes, os efetivos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, nos municípios onde há representação da instituição, que também pode, de acordo com a complexidade do incêndio, deslocar efetivos de regiões diversas.

 

CAMPANHA

 

Com foco na prevenção de incêndios florestais, o Governo de Minas Gerais também investiu em uma campanha publicitária, lançada no final de agosto, para alertar sobre os riscos do fogo criminoso. A campanha será veiculada por dois meses em rádios, redes sociais, outdoors e peças publicitárias. A iniciativa é uma parceria do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) com o Corpo de Bombeiros.
 
O tema da campanha Basta de Tragédia: além da mata, incêndios queimam histórias de vida visa sensibilizar a população para os impactos dos incêndios e para a importância do papel de todos nesse trabalho. A intenção é lançar um alerta sobre como os incêndios afetam o meio ambiente e comprometem a qualidade do solo, da água, da vegetação, do ar e qualidade de vida.

 

[RÁDIO] Minas Gerais refina trabalho de combate a incêndios florestais

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades