Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

PE Serra do Brigadeiro comemora 23 anos com programação especial

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação IEF

PE Serra do Brigadeiro-dentro

Parque Estadual Serra do Brigadeiro completa 23 anos em setembro com diversas atividades comemorativas. 

 

O mês de setembro marca os 23 anos de criação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata. Para comemorar, a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) programou uma série de atividades que incluem trilhas pelo parque, visitas de escolas públicas da região, missa sertaneja e moda de viola.

 

Ao longo de todo mês serão oferecidas as trilhas autoguiadas Pico do Gama e Mucuri, que acontecem de terça a domingo, entre 8h e 15h30. A primeira tem grau de dificuldade médio e duração aproximada de 3 horas, enquanto a segunda dura cerca de 1 hora e apresenta grau de dificuldade considerado fácil. Ambas têm início no centro de visitantes do parque e mantém um limite máximo de 10 pessoas por grupo.

 

No dia 7 de setembro, estão previstas duas trilhas com grau de dificuldade elevado e limite de 15 participantes por grupo. A trilha Pedra do Pato sairá às 8h30 do centro de visitantes do parque e seguirá durante 7 horas, percorrendo um dos pontos mais altos da unidade de conservação, com aproximadamente 1.900 metros de altitude. Já a trilha do Pico do Itajuru, com 1.580 metros de altitude, sairá ás 7h da Praça de Belisário, distrito de Muriaé, seguindo por cerca de 7 horas ao longo da porção sul do parque.

 

Entre os dias 17 e 25 de setembro, o parque promove a Jornada do Conhecimento. Serão recebidos 240 alunos de escolas públicas municipais e estaduais de comunidades próximas à unidade de conservação que participarão de trilhas, brincadeiras, jogos lúdicos, encontro com pesquisadores que integram a equipe da área de proteção e “contação” de histórias.

 

No dia 27 de setembro, data em que se comemora o aniversário do parque, uma grande festa será realizada a partir das 16h na sede da unidade de conservação. A celebração de uma missa sertaneja marcará a abertura do evento. Logo após, haverá uma apresentação de Folia de Reis e também da dupla de viola, Ramon e Rozado. De acordo com os organizadores, são esperadas mais de 300 pessoas no evento, entre equipe do parque, autoridades e comunidade do entorno.

 

A gerente do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Rose Belcavelo, explica que a integração entre o parque e a comunidade local é essencial para a manutenção da área de proteção e a comemoração é uma forma de celebrar esta parceria. “Buscamos fazer algo simples, porém acolhedor, buscando retribuir o carinho que sempre recebemos dos moradores da região. Esta união é muito benéfica para todos nós” destacou.

 

Para participar das trilhas, agendar visitas ou buscar informações sobre os eventos comemorativos, basta enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligar para (32) 3271-7491.

 

Parque Estadual Serra do Brigadeiro

 

Criado em 27 de setembro de 1996, por meio do Decreto Estadual 38.319, o Parque Estadual Serra do Brigadeiro está localizado na Zona da Mata, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.

 

A unidade de conservação tem 14.984 hectares compostos por matas, montanhas, vales, chapadas, encostas e inúmeras nascentes que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul. O parque preserva o bioma Mata Atlântica, extremamente importante e ameaçado de extinção. 

 

Considerado um paraíso botânico, o parque constitui um ecossistema rico em espécies vegetais e mantém uma fauna diversificada, com destaque para a presença do mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

 

O parque possui uma boa infraestrutura voltada para pesquisa e para o visitante. O centro de visitantes possui uma sala para exposição, biblioteca e auditório. Além disso, há o posto da Polícia Ambiental, alojamento para pesquisadores, residências dos funcionários e centro de pesquisa, administrativo e de educação ambiental.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades