Conselho Consultivo do Parque Estadual Nova Baden toma posse em Lambari

IEF/Divulgação

posse-nova-baden-dentro

Representantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual Nova Baden reunidos na sede da parque.

O Conselho Consultivo do Parque Estadual Nova Baden, localizado em Lambari, no Sul do Estado, conta com novos representantes para o biênio 2019/2021. Nesta sexta-feira, 2 de agosto, 14 conselheiros – sete titulares e sete suplentes – foram empossados em solenidade realizada na sede do parque. O evento contou com a presença do diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, do coordenador de Unidades de Conservação do Sul de Minas, Amilton Vasconcelos, além de gerentes de outras áreas de proteção da região.

O novo conselho terá uma formação paritária, sendo constituído por representantes da sociedade civil organizada, entre empresas do setor privado, instituições de ensino superior, Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientalistas, comitês de bacias hidrográficas e associações comunitárias; e representantes do setor público, composto por órgãos ambientais municipais e estaduais, além de instituições ligadas à segurança pública e Defesa Social.

De acordo com a gerente da unidade de conservação, Belmira Evania Marques, entre os principais desafios do conselho recém-empossado estão a participação na revisão do plano de manejo do parque, prevista para o próximo ano, e o auxílio na busca de recursos para elaboração do Estudo de Viabilidade que irá nortear a integração do Parque Estadual Nova Baden ao Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), projeto do Governo de Minas que pretende desenvolver e implantar modelos de parcerias e concessões ambientais voltados para o aprimoramento e diversificação dos serviços turísticos ofertados nas unidades de conservação estaduais.

“O conselho foi formado em 2008, sempre buscando contribuir para a superação dos desafios na gestão do parque, mantendo a integração e o diálogo entre os diversos atores sociais participantes e nesta gestão não será diferente”, explicou a gerente.

Para o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o conselho tem um papel muito importante no desenvolvimento das diretrizes administrativas do parque e também como parceiros da unidade de conservação. “No âmbito do Programa de Concessão de Parques Estaduais, o conhecimento dos conselheiros das especificidades e necessidades do Parque Estadual Nova Baden será essencial no desenvolvimento do edital da unidade de conservação”, lembrou.

Entre as principais atribuições do conselho, destaca-se também o estabelecimento de normas de uso público do parque, a atuação em ações de educação ambiental e monitoramento da fauna e flora silvestres do local, a preservação da qualidade ambiental, histórica e cultural da unidade de conservação e a promoção do relacionamento com as comunidades inseridas na zona de amortecimento do parque.

Sobre o parque

Com uma média anual de 3.000 visitantes, o Parque Estadual Nova Baden foi aberto à visitação em 1995. Com seus 214 hectares de Mata Atlântica preservada, conta com uma rica fauna e flora, além de abrigar diversas belezas naturais.

Para os amantes de ecoturismo, o Parque abriga três trilhas muito bem sinalizadas e demarcadas, sendo possível percorrê-las sem guias: Trilha da Sete Quedas (900m), Trilha dos Palmitos (900m) e a Trilha dos Troncos (1500m), que permitem o contato direto com a Mata Atlântica conservada, sendo também uma ótima opção para quem gosta de fotografar e observar a natureza.

O parque ainda abriga um centro de visitantes. A edificação é a antiga sede da Fazenda Pinheiros, que foi de propriedade da família Werneck, que chegou à região de Lambari em 1889. O Centro possui exposição de fotos, mapas, textos que descrevem as características físicas e biológicas, exemplares da fauna encontrada na região.

Edwaldo Cabidelli