Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Sisema participa de evento de incentivo a rotas turísticas no Piauí

PDFImprimirE-mail

Fotos: Divulgação/IEF

INVESTE TURISMO DENTRO 

Evento promoveu a troca de experiências entre estados brasileiros na gestão de rotas com potencial para visitação, como é o caso dos parques em Minas 
 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) marcou presença no seminário itinerante do Investe Turismo no Piauí, evento organizado pelo Ministério do Turismo, neste mês de julho, para apresentar a iniciativa que prevê aumento na qualidade e competitividade em 30 rotas turísticas do Brasil, com foco na geração de empregos. A pasta ambiental mineira foi representada pelo supervisor regional Noroeste do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Marcos Guimarães, que participou da troca de experiências na área de gestão de unidades de conservação e também apresentou o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) do Governo de Minas.

 

Entre as ações propostas pelo Investe Turismo estão o aprimoramento dos atrativos turísticos dos estados brasileiros, a comercialização dos destinos e a atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. As 30 rotas turísticas previstas no programa, sendo pelo menos uma por estado, abarcam 158 municípios brasileiros estratégicos para o turismo.

Na Região Sudeste foram definidas cinco rotas: a do ouro, que abrange os municípios de Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas; a Trilha dos Inconfidentes que abarca São João del Rey e Tiradentes; Veredas do Paraopeba, em Brumadinho; e uma rota específica de Belo Horizonte. Com investimento inicial de R$ 200 milhões, a iniciativa pretende aumentar o orçamento para chegar a R$ 500 milhões. O programa é uma parceria do Ministério do Turismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

 

O objetivo do Investe Turismo vai ao encontro do Parc, iniciativa mineira, lançada em abril, que busca promover parcerias com o setor privado na gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização. Assim, serão oferecidos nas unidades de conservação do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires. As medidas garantirão um aumento no número de usuários e incentivo ao turismo.

 

“O evento foi uma excelente oportunidade para os Estados conhecerem as linhas de crédito e potenciais parceiros na execução de programas de concessão. No nosso caso, apresentei as diretrizes do Parc ao ministro do Turismo (interino), Daniel Nepomuceno, que se mostrou muito interessado pela iniciativa e se comprometeu a visitar uma de nossas unidades de conservação inscritas no programa”, afirmou Marcos Guimarães, que representou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, no evento.

 

No primeiro dia de atividades, os participantes puderam visitar um parque do Piauí que tem gestão feita por uma fundação responsável por captar recursos para a área de pesquisa em sítios arqueológicos. Já no dia seguinte, foi feita a apresentação das linhas de crédito para investimento nessa área. “O evento serviu para confirmar que o compartilhamento da gestão é um modelo de gestão que funciona e é tendência nos demais estados do país”, afirmou Marcos.

 

INVESTE TURISMO DENTRO 2

Uma das atividades da agenda no Nordeste foi a visita a uma das unidades de conservação do Piauí


Estiveram também presentes no encontro o governador do Piauí, Welington Dias; representantes do Sebrae, das secretarias estaduais de Turismo, da Embratur, além de aproximadamente 200 gestores e empreendedores do setor.

 

Na ocasião, o ministro ainda demonstrou interesse pela nova metodologia do Sisema para elaboração de planos de manejo de unidades de conservação, além de sugerir que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) forme uma comissão para debater sobre a pauta ambiental em Brasília.

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades