Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

MG.Biota passa a ter formato digital no MGapp e em sistema eletrônico

PDFImprimirE-mail

Foto: Lucas Nicacio 

MG BIOTA 

Versão impressa da revista MG.Biota, periódico criado pelo IEF com o objetivo de divulgar a biodiversidade em Minas Gerais

 

A Revista MG.Biota, periódico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que publica trabalhos de contribuição técnico-científico da área ambiental conta agora com um importante recurso para a divulgação de seu conteúdo. Neste mês de julho, a revista passou a ser disponibilizada no aplicativo MGapp, do Governo de Minas, e será também integrada ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Esta última medida será possível por meio da publicação da Portaria IEF 96/2019, nesta terça, 23 de julho.

 

O software do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi desenvolvido para a construção e gestão de publicação periódica eletrônica, contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o processo editorial no SEER permite melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e maior rapidez no fluxo das informações.

 

Outro ganho com o novo formato da publicação é a aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos, tendo em vista o desempenho do sistema e sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Além do maior alcance com a disponibilização on-line, o novo sistema permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais.

 

A Revista MG.Biota foi criada em abril de 2008 com objetivo de divulgar a importância da biodiversidade de Minas Gerais, em especial das unidades de conservação estaduais, caracterizadas como abundantes centros de informação e fonte inesgotável do conhecimento científico. Os artigos que compõe cada edição são, prioritariamente, resultados das pesquisas científicas autorizadas pelo IEF e desenvolvidas nas Unidades de Conservação.

 

A analista ambiental do IEF e representante do corpo editorial da revista MG.Biota, Janaína Aguiar, destaca a relevância da portaria e as garantias que ela promove ao periódico. “A Portaria IEF 96/2019 viabiliza o formato digital e prevê o fortalecimento da revista, garantindo a continuidade e visibilidade dela junto à comunidade científica”, disse. Além disso, Janaína explica que o formato digital, tanto no SEER quanto no MGapp, aumentará o alcance das publicações da área ambiental também em relação à população em geral.

 

Desde sua criação, até março de 2019, foram publicadas 54 edições da revista, com distribuição em todo território nacional, bem como em instituições e assinantes de países da Europa e América do Sul.
“A versão digital da MGBiota, possibilitará atender melhor às metas de divulgação e disseminação do boletim, expandindo seu número de leitores, além da maior facilidade de acesso ao conteúdo”, explicou representante do corpo editorial da revista, Janaína Aguiar.

 

MGapp

 

As 3 últimas edições da revista já estão em formato digital, no aplicativo do Governo de Minas Gerais, o MGapp, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para ter acesso ao conteúdo, basta clicar no link – Meio Ambiente – Revista MG Biota. No site do IEF, estão todas as versões da revista em PDF. Clique aqui para acessar.

 

Lucas Nicacio
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades