Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Oficina participativa orienta criação de Plano de Manejo na Serra da Piedade

PDFImprimirE-mail

Foto: André Portugal

plano de manejo - serra da piedade - dentro

Participam do evento 25 instituições dos setores público e privado que irão, conjuntamente, discutir e apresentar propostas para elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. 

 

Entre os dias 8 e 12 de julho, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da gerência do Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade (Monaesp), promove a Oficina de Planejamento Participativo (OPP), com o objetivo de construir coletivamente o Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Participam do evento 25 instituições dos setores público e privado que irão, conjuntamente, discutir e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento de estratégias de gestão capazes de auxiliar a conservação e o manejo da área protegida.

 

Realizada no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a oficina foi concebida de acordo com as diretrizes previstas na Instrução Normativa 07/2017, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e mantém como principais objetivos estimular um processo legítimo e participativo para o planejamento e gestão da Unidade de Conservação, envolvendo diferentes atores sociais com representatividade no território da Serra da Piedade; promover o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes e fomentar a articulação e cooperação entre os principais grupos e instituições envolvidas com o Monaesp.

 

Durante os cinco dias de OPP será cumprida uma ampla agenda de atividades. No primeiro dia, foram apresentados o diagnóstico e a caracterização da Unidade de Conservação, bem como os processos relacionadas à sua gestão. Além disto, as etapas da oficina foram esclarecidas e, posteriormente, os participantes definiram o Propósito e a Significância da unidade.

 

No segundo dia, houve um momento para a construção e, posteriormente, análise coletiva dos Recursos e Valores Fundamentais (RVF) da unidade. Em seguida, foi avaliada a necessidade da obtenção de dados para planejamento e gestão e ocorrerá a construção dos subsídios para interpretação ambiental da unidade.

 

Ao longo do terceiro dia foram priorizadas as necessidades de dados referentes às questões chave e aos RVF. Logo após, os elementos cartográficos relacionados ao zoneamento da unidade foram apresentados e debatidos, com vistas à definição de suas zonas e respectivas funções/restrições.

 

Já no quarto dia, a abordagem esteve relacionada à delimitação das normas gerais do zoneamento, assim como dos atos legais e administrativos que nortearão os processos de gestão da unidade. Ao quinto dia, será realizada uma avaliação geral dos trabalhos e um levantamento de considerações e perspectivas dos participantes quanto ao monitoramento e avaliação do Plano de Manejo.

 

De acordo com o gerente do Monaesp, André Portugal, a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação é crucial para a garantia da preservação dos recursos naturais da Serra da Piedade e para a correta gestão do território. “Desenvolvemos um cronograma bastante completo para nossa OPP, capaz de abordar de forma abrangente e detalhada os principais aspectos ligados à construção do plano. Acredito que ao final do processo teremos um dos mais amplos e efetivos Planos de Manejo dentre todas as áreas de preservação ambiental do Estado”, ressaltou.

 

Monaesp

 

O Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade está localizado nos municípios de Caeté e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e ocupa uma área de 1.947,49 hectares. A Unidade de Conservação foi criada em 2006 por meio da Lei Estadual 16.133 devido ao seu expressivo valor ambiental, com destacada beleza cênica, e pelo seu patrimônio histórico-cultural e artístico, reconhecido por meio de tombamentos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Monumento Natural encontra-se, ainda, sobreposto, em parte, ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, importante centro de peregrinação e fé, turismo e cultura do Estado, sendo a Unidade de Conservação mais visitada de Minas Gerais.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades