Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

“Rota das 10 cachoeiras” aproxima comunidades e oferece serviços de qualidade ao turista

PDFImprimirE-mail

Foto:Divulgação/IEF

Cachoeira tres barras dentro

A cachoeira das Três Barras tem altura aproximada de 13m e forma um grande poço, propício para mergulhos
 

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e as comunidades do entorno do Parque Estadual Serra do Intendente (PESI) vêm promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da conexão das comunidades, turistas e visitantes, com os atrativos da chamada “Rota das 10 Cachoeiras”. As comunidades de Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias, Baú, que circundam o Parque, no município de Conceição do Mato Dentro, têm seus caminhos traçados com os atrativos da rota e com os diversos serviços oferecidos na região.

 

O turismo de base comunitária tem como principais componentes a promoção da conservação ambiental, valorização da identidade cultural e geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras. Sendo assim, a Rota das Dez Cachoeiras é uma estratégia que possibilita o envolvimento das comunidades por meio da prestação de serviços, como hospedagem, alimentação, condução de visitantes, comercialização de artesanatos e produtos locais.

 

Por meio do Projeto, serviços como restaurantes, venda de lanches rápidos, camping, pousadas, hospedagem domiciliar, aluguel de imóvel, condutores de turismo, estacionamento e transporte como taxi e vans, são cadastrados e passam a fazer parte de uma lista oficial divulgada pela gerência do Parque, e pelo site da Prefeitura, além do trabalho boca a boca realizado junto aos turistas que visitam a região.

 

Nos últimos dois anos já foram cadastrados 60 prestadores de serviços, com 110 atividades. “Esse cadastro proporciona uma melhor estruturação dos serviços prestados no entorno da unidade de conservação, garantindo ao turista que, ao percorrer a rota das 10 cachoeiras, de bike, a pé ou a cavalo, possa saber onde poderá se hospedar ou fazer suas alimentações”, disse o gerente do parque, Marcos Alexandre dos Santos.

Além disso, o projeto inclui também ações estruturais como a construção de banheiros, estacionamentos, melhoria das cozinhas e refeitórios das residências, mapeamento e sinalização completa das trilhas e do eixo principal das rotas. “Tudo para incentivar e facilitar a vida do turista”, frisou.

 

A conclusão do Plano de ação 2019 está previsto para setembro, quando será realizada uma caminhada inaugural pelas rotas que levam às cachoeiras. A comunidade também participa do processo por meio de reuniões para apresentação e aprovação do projeto, que é embasado em três premissas: identificar, cadastrar e fomentar os prestadores de serviço. O IEF trabalha agora com o planejamento de uma capacitação para os moradores do entorno, com o objetivo de orientá-los para prestação de serviços essenciais e de melhor qualidade aos visitantes dos parques.

 

“Esse trabalho traz amplos benefícios para a sociedade como um todo, gerando renda para os moradores e estreitando as relações da comunidade com a natureza. Além disso, acreditamos que agregar a comunidade à gestão do Parque gera comprometimento e pertencimento da comunidade, que passa a atuar também como fiscalizador”, disse o gerente.

 

Na região existem mais de 10 cachoeiras, e ao longo do perímetro do parque existem mais de 20 acessos. Oito guarda-parques trabalham, diariamente, auxiliando na proteção da natureza, na prevenção e combate aos incêndios florestais, além de darem todo o suporte no atendimento ao público que visita o parque.

 

A iniciativa, desenvolvida pelo IEF, conta com o apoio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria de Meio ambiente e Gestão Urbana, das associações comunitárias das comunidades do entorno e de Organizações não governamentais (Ongs) que atuam na região.

 

O Parque Estadual Serra do Intendente

 

Inserido nos Distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, o Parque abrange uma área de 13.508,83 hectares.

A criação da unidade de conservação reforça o trabalho do Governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pelo programa ‘Homem e Biosfera', da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Os Parques Estaduais Serra do Intendente, juntamente com o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço.

 

A rota

 

rota das cachoeiras dentro

A rota das 10 cachoeiras pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou a cavalo

 

A Rota das Dez Cachoeiras consiste em um percurso de 34 km, que poderá ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta e que será também sinalizado. A Rota contempla em sua totalidade 10 cachoeiras. O percurso também contempla comunidades do entorno das áreas protegidas PESI e Parque Natural Municipal Tabuleiro (PNMT).

 

Sendo as comunidades de Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias/Baú. O percurso da Rota se dá em um caminho saindo da MG 010, em Três Barras e segue contornando a porção leste da Serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro até a comunidade de Candeias/Baú.

 

O trajeto evidencia o grande potencial turístico da região, com unidades de conservação, presença de comunidades tradicionais, além das paisagens cênicas constituídas de uma rica biodiversidade.

 

As 10 cachoeiras

 

Foto: Evandro Rodney

Rabo de cavalo - foto Evandro Rodney  3

A cachoeira Rabo de cavalo tem aproximadamente  150 metros de altura

 

Cachoeira Três Barras

 

A cachoeira tem altura aproximada de 13 metros. Incrustada num paredão de 40 metros de extensão, forma um grande poço, propício a mergulhos. A parte de cima da queda d`água apresenta um poço comprido, formado pelo alargamento do rio Cubas e com águas muito tranquilas. A queda tem uma calha central onde passa grande volume de água. A vegetação do entorno é alta e densa. O paredão da Cachoeira também é muito procurado por escaladores e praticantes de rapel. É o principal ponto de lazer da comunidade e é também a primeira cachoeira da Rota.

 

Cachoeira Peixe Cru

 

Cachoeira do Peixe Cru, a segunda cachoeira da Rota, com sua cascata borbulhante e seu poço convidativo, inserida entre paredões rochosos de grande beleza.

 

Cachoeira das Andorinhas

 

A parte alta da Cachoeira do Tabuleiro é um espetáculo à parte, com suas quedas e poços, formações rochosas impressionantes e um mirante com vista para os infinitos vales e serras verdes. Andorinhas, a terceira cachoeira da Rota está neste cenário. A caminhada é exigente e deve ser guiada, mas a cachoeira no fundo do cânion encanta.

 

Cachoeira do Tabuleiro

 

Localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais, a terceira do Brasil e a quarta cachoeira da Rota. Considerada pelo Guia Quatro Rodas, por duas vezes consecutivas, como a mais bonita do Brasil, também foi eleita uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. A quarta cachoeira da Rota.

 

Cachoeira do Congonhas

 

Está localizada em um afluente do Rio Preto, próximo à entrada do cânion ou boqueirão do Rio Preto. A Cachoeira é formada entre grandes paredões rochosos, de aproximadamente 90 metros de altura, com uma queda principal com pequeno volume d’água, que se divide e cai sobre rochas, provocando o efeito de Véu da Noiva. O poço da Cachoeira do Congonhas tem aproximadamente 86 m² e sua profundidade é pequena (1,5m no máximo). Suas águas são frias e transparentes. Essa é a quinta cachoeira da Rota. Em frente ao poço da cachoeira existem grandes lajes e a vegetação do entorno é de mata ciliar e de galeria, apresentando ainda cerrado e campos rupestres, bromélias gigantes e aloe vera (babosa nativa) estão presentes no paredão.

 

Cachoeira do Altar

 

A Cachoeira do Altar é uma belíssima queda formada pelo Córrego Teodoro, localizada no Parque Estadual da Serra do Intendente, com 30 metros de altura, com um delicioso poço para banho, localizada em um local preservado, próximo ao topo do Cachoeira Rabo de Cavalo. A sexta cachoeira da Rota.

 

Cachoeira Rabo de Cavalo

 

A Rabo de Cavalo é uma belíssima cachoeira formada pelo córrego do Teodoro, de aproximadamente 150 metros de altura, dividida em três cascatas. Situada no Parque Estadual da Serra do Intendente, recebe este nome pois sua queda, com a força do vento a transforma em um elemento semelhante a um rabo de cavalo em movimento.

 

Cânion do Peixe Tolo

 

O Cânion do Peixe Tolo apresenta quase 4 km de profundidade. Dentre outras belezas, possui a segunda maior cachoeira da região, a Cachoeira da Bocaina, com aproximadamente 200 metros de queda livre e é a oitava cachoeira da Rota.

 

Cachoeira da Gurita

 

Um complexo de cinco cachoeiras, duas localizadas em propriedade particular e três situadas no Parque Estadual Serra do Intendente, localizada mais ao norte do parque. A nona cachoeira da Rota.

 

Cachoeira do Roncador ou Prainha

 

Está localizada no Parque Estadual Serra do Intendente, próximo às localidades de Candeias e Baú. É um dos grandes atrativos naturais da região, pois sua queda forma um grande poço com uma belíssima praia de areias brancas. A décima cachoeira da Rota.

 

 

Clique aqui e confira o link dos serviços oferecidos!

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades