IEF inicia treinamentos para elaboração de planos de manejo com nova metodologia

Foto: Divulgação IEF

PlanodeManejo Dentro

As principais vantagens do novo método são a redução do custo e a elaboração de planos mais focados em diretrizes estratégicas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) deu início às capacitações com regionais sobre a nova metodologia de elaboração de planos de manejo das Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Dessa vez a capacitação foi para os regionais Centro Sul, Mata e Sul. O primeiro encontro com os regionais foi realizado nos dias 25 e 26 de junho, no Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, e contou com a participação de 21 pessoas.

Os treinamentos são realizados pelos analistas da Gerência de Implantação e Manejo das Unidades de Conservação (GIMUC), Helen Duarte Faria, Tuana Morena e Gladson Oliveira, com o objetivo de compartilhar com os regionais o novo método de elaboração dos planos de manejo adotado pelo IEF. “Nossa meta é alinhar essa nova metodologia com os gerentes, coordenadores, supervisores e demais integrantes das unidades de conservação, objetivando formar uma equipe capaz de elaborar internamente os planos de manejo ou coordenar sua elaboração quando forem contratados por serviços de terceiros. Nossa expectativa é beneficiar o maior número possível de unidades de conservação”, disse a analista da gerência de Implantação e Manejo das UCs, Helen Duarte Faria.

Ela explicou também que as principais vantagens do novo método são a redução do custo e a elaboração de planos mais focados em diretrizes estratégicas. “O novo método permite a produção de planos de manejo menos extensos e com maior simplicidade dos documentos, sem perder o caráter técnico. Nesse modelo também são garantidas participação social na elaboração do plano e o amplo engajamento da equipe da UC”, frisou a gerente.

O próximo encontro de capacitação com os regionais acontece de 8 a 12 de julho no Parque Estadual do Rio Preto, município de São Gonçalo do Rio Preto. Os demais regionais também receberão as capacitações, previstas para os meses de julho e agosto.

Nova metodologia de elaboração de planos de manejo

Os planos de manejo das unidades de conservação sempre foram elaborados a partir do Roteiro Metodológico de Planejamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de 2002.

Em 2015, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), iniciou a discussão de uma nova metodologia de elaboração dos planos de manejo, após diversos questionamentos devido ao alto custo e a pouca aplicabilidade dos planos. Em 2017, foi publicada a Instrução Normativa 07/2017 estabelecendo as diretrizes e os procedimentos para elaboração e revisão dos planos.

Essa normativa reforça a necessidade do planejamento das UCs e estabelece estratégias com uma abordagem objetiva e unificada. Isso permitirá que as unidades de conservação de diferentes categorias tenham seus planos de manejo com a mesma linguagem e padrão de qualidade, amparados no princípio do manejo adaptativo e possibilitando sua elaboração e revisão por meio de procedimentos mais eficientes em termos de tempo e custos.

Em 2018, o IEF incorporou essa metodologia para as UCs estaduais. No momento, três unidades de conservação do IEF já estão elaborando seus planos com esse novo método: o Parque Estadual Cerca Grande, Parque Estadual Serra Negra e o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade.

Ângela Almeida