Estação Ecológica Mata do Cedro promove vista guiada para alunos do ensino médio

Foto: Divulgação IEF

Mata do Cedro 5-Dentro

A importância da recuperação de áreas degradadas foi apresentada a alunos da Escola Pentágono, em Carmópolis de Minas

A Estação Ecológica da Mata do Cedro, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), promoveu na última quinta-feira, 27 de junho, uma visita guiada com os alunos da Escola Pentágono, do município de Carmópolis de Minas. A atividade foi mostrar para os estudantes a importância de recuperar áreas degradadas e de como é feita a recuperação destas áreas dentro de uma Unidade de Conservação.

Na visita, feita por 15 alunos do 1º ano do ensino médio e dois professores, foi apresentada a dinâmica de recuperação de áreas degradadas, trabalho que tem viés educacional, como explica a coordenadora regional de Unidades de Conservação do IEF e gerente da Estação Ecológica da Mata do Cedro, Dayane Carvalho. Segundo ela, esse tipo de atividade de educação ambiental contribui para formar jovens mais conscientes sobre a importância da conservação do meio ambiente e recursos hídricos.

“Muitos dos alunos que visitaram a unidade não têm contato com a natureza no seu dia a dia e, dessa forma, quando se fala em preservação ambiental, isso parece ser algo distante da realidade deles”, disse.

Além disso, a coordenadora ressaltou que a partir do momento que eles conhecem uma unidade de conservação próxima de casa, passam a se interessar mais pelas questões ambientais, e consequentemente tendem a apoiar e adotar medidas para melhorar a preservação do meio ambiente.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma área que sofreu intervenção, o viveiro de mudas e de participar do plantio simbólico de mudas. Na oportunidade compreenderam sobre o processo que se inicia com a coleta das sementes até que a muda esteja apta para o plantio.

A atividade também contou com o percurso da trilha Jequitibá-Pará, área que em décadas passadas era feita a supressão de vegetação para fabricação de carvão e hoje encontra-se plenamente recuperada. Os alunos também obtiveram explicações sobre as espécies existentes no percurso. As margens do Rio Pará marcaram o final do percurso, onde a turma pôde contemplar o rio e a grandeza do pé de Jequitibá existente no local.

SOBRE ESTAÇÕES ECOLÓGICAS

As estações ecológicas são unidades de conservação que têm o objetivo de preservação da natureza e de realização de pesquisas científicas, que pertencem ao grupo de unidades de conservação de proteção integral e são de posse e domínio públicos.

Nelas, é proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo é educacional, de acordo com o que dispuser o plano de manejo da unidade ou regulamento específico. A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF.

Na estação ecológica só são permitidas alterações dos ecossistemas no caso de: medidas que visem à restauração de ecossistemas modificados; ao manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica; e à coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas. Também devem atender a pesquisas científicas cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que aquele causado pela simples observação ou pela coleta controlada de componentes dos ecossistemas, em uma área correspondente a, no máximo, 3% da extensão total da unidade e até o limite de um mil e 500 hectares.

Wilma Gomes