IEF apoia Programa “Uma Vida, Uma Árvore” com plantio em Ribeirão das Neves

Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão das Neves

plantio de mudas em Neves2 Dentro

Os pais recebem um certificado com a localização e a espécie da árvore plantada, que passa a ter o nome da criança

Para cada criança nascida no município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma muda de árvore de espécies nativas de Minas Gerais é plantada na cidade. A ação faz parte do Programa “Uma vida, Uma Árvores”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a TV Globo Minas. Nesta quarta-feira, 5 de junho, dia em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, mais oito árvores foram plantadas na recém-inaugurada Avenida Eduardo Brandão.

Em cerimônia realizada no Centro de Convenções do CAIC, em Ribeirão das Neves, também foram entregues certificados para 300 mães que aderiram ao Programa. Após a solenidade, algumas mães realizaram o plantio de mudas de ipê rosa, espécie típica da flora mineira. Cerca de 350 pessoas participaram da cerimônia.

O supervisor Regional da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (Urfbio) Metropolitana, Ronaldo José Ferreira Magalhães, ressaltou que a participação do Instituto se dá no apoio técnico na produção de mudas utilizadas para arborização urbana e recuperação de áreas. “Este apoio técnico contribui para mais esta ação positiva do projeto”, disse Ronaldo.

Ele citou, ainda, o trabalho do coordenador Regional de Conservação e Recuperação de Ecossistemas, o analista ambiental, Carlos José Silveira, na produção de mudas do viveiro de Ribeirão das Neves, com o apoio de outros servidores cedidos pelo IEF.

A superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, Ana Cristina Fernandes, contou que os pais cadastram seus filhos recém-nascidos na Maternidade São Judas Tadeu e escolhem a espécie a ser plantada, além da praça ou parque mais próximo da residência da criança recém-nascida. “Após o plantio, os pais recebem um certificado com a localização e a espécie da árvore plantada, que passa a ter o nome da criança. Dessa forma, as crianças e seus familiares podem acompanhar o crescimento da árvore até a fase adulta”, frisou.

Participaram do evento o prefeito municipal, Moacir Martins da Costa Júnior, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, André Gustavo Diniz Matos, a diretora-geral da Maternidade do Hospital São Judas Tadeu, as mães do programa, mães funcionárias da prefeitura, alunos das escolas públicas, representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), parceiros e comunidade.

“O programa foi criado em 2008 e incentiva o plantio de árvores nas cidades a partir do envolvimento popular. O evento ilustrou muito bem a participação e interesse das mães e toda comunidade no cuidado e interesse das pessoas pela causa ambiental”, concluiu Ana Cristina.

Para participar do ‘Projeto Uma Vida Uma Árvore’ é preciso se cadastrar pela internet no site da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves ou pelo telefone 3627- 6958.

Ângela Almeida