IEF firma parceria de trabalho com Penitenciária de Unaí

Fotos: Divulgação IEF
IEF 3 Dentro
A iniciativa tem o objetivo de proporcionar oportunidades de trabalho para os internos

Presos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Junior, em Unaí, no Noroeste de Minas, estão participando de uma ação de fomento do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Por meio de Termo de Cooperação Técnica para prestação de serviços, firmado entre o Instituto e a Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerias (Seap), os internos estão trabalhando no cultivo de mudas nativas junto ao viveiro florestal do IEF, no município.

A parceria foi uma iniciativa da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidades Noroeste (Urfbio). A assinatura simbólica do termo de parceria ocorreu em cerimônia realizada na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Noroeste. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar oportunidades de trabalho, capacitando os internos na produção de mudas de árvores nativas.

Diretor-geral da penitenciária, Paulo Henrique Pereira, afirma que a parceria é muito positiva para os órgãos envolvidos e também para a sociedade de um modo geral, uma vez que para o parceiro é possível contratar mão de obra com custos menores, aumentar a produção e consequentemente economizar verbas públicas. “A unidade prisional consegue profissionalizar o interno, aumentando suas perspectivas para o momento do retorno a vida em comunidade, contribuindo para o processo de ressocialização”. As mudas produzidas serão utilizadas para a recomposição ambiental e a região receberá cidadãos qualificados para esse mercado de trabalho.

Nesta parceria, um detento é capaz de produzir anualmente 24 mil mudas de árvores para reflorestamento. O supervisor regional do IEF, Marcos Roberto Batista Guimarães, responsável pelo projeto de parceria de trabalho no viveiro de mudas de árvores nativas, destacou a importância da colaboração. “As parcerias entre as instituições é a solução para a continuidade da prestação de serviços à sociedade, dentro de um cenário de contenção de gastos. Isso me traz uma grande satisfação enquanto gestor público”, afirmou Marcos.

O supervisor disse, ainda, que existe a possibilidade de ampliação da cooperação para os viveiros dos municípios de Buritis e Paracatu. “Essa ação está em perfeita consonância com as funções típicas dos entes envolvidos, uma vez que compete ao IEF realizar o fomento florestal na região e ainda, a gestão ambiental no âmbito local, e ao sistema prisional, oportunizar a ressocialização dos detentos, cumprindo as funções sociais de cada órgão envolvido”, afirmou.

Parceria municipal

A Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior mantém ainda uma parceria com a Prefeitura Municipal de Unaí no cultivo de mudas desde o ano de 2018, na qual emprega a mão de obra de 15 presos. Os internos recebem três quartos do salário mínimo e têm direito à remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, menos um na sentença. As mudas produzidas são destinadas para ornamentação de praças e canteiros da cidade, as plantas frutíferas são doadas aos moradores do município e as árvores nativas são destinadas ao reflorestamento de áreas de preservação ambiental.

Ascom Sisema e Seapa