Parque do Rio Preto publica edital para eleição de membros do Conselho Consultivo

Foto: Evandro Rodney

dentro

Cachoeira do Criolo é atrativo que compõe o vasto cenário de belezas naturais do PE Rio Preto

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que irá definir o novo Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Preto, unidade de conservação localizada no Vale do Jequitinho que tem a administração do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O edital para a eleição de novos membros já foi publicado e prevê processo eletivo composto de três fases: divulgação e mobilização, habilitação, e eleição, marcada para o dia 1º de agosto de 2019.

Podem participar do processo eletivo, associações legalmente constituídas por moradores que vivem nas áreas de abrangência da unidade de conservação, ou em seu entorno; representantes do Poder Público Municipal, da sociedade civil organizada, entidades federais, estaduais e municipais, desde que tenham atuação comprovada na área de abrangência parque.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 10 de junho e 10 de julho, e as fichas cadastrais devem ser encaminhadas à sede do Parque Estadual do Rio Preto (PERP), localizado na Zona Rural de São Gonçalo do Rio Preto. Os documentos necessários para a inscrição variam de acordo com a vaga na qual a entidade ou órgão vai concorrer. Para ter acesso edital, clique no link

O mandato do conselheiro será de 2 anos, podendo ser renovado por igual período. A atividade não é remunerada e é considerada de relevante interesse público.

O conselho consultivo é a estrutura que apoia e orientar a gestão da unidade de conservação na tomada de decisões. No caso do PERP, o conselho foi instituído em 2007 e se reúne pelo menos três vezes ao ano para discutir assuntos como seu regimento interno. A pauta inclui o acompanhamento, elaboração e implementação do plano de manejo da unidade, a integração do parque com as demais unidades e espaços protegidos de seu entorno, a compatibilização dos interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a unidade. Também estão na lista a proposição de diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população e comunidades que vivem próximas à unidade de conservação, entre outros temas.

Parque Estadual do Rio Preto

O Parque Estadual do Rio Preto está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, distante 70 quilômetros de Diamantina. A unidade está inserida no complexo da Serra do Espinhaço, com uma área total de 12.184,3255 hectares. Criada pelo Decreto nº 35.611, com a finalidade de preservar a nascente do rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, e integrantes da Bacia do Jequitinhonha, além de promover a educação ambiental, o ecoturismo e o lazer na região.

A área do Parque abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do Rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, efluente do Rio Jequitinhonha. As enormes quantidades de recursos hídricos favorecem a formação de cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras, sumidouros, cânions entre outros.

Faz parte da Serra do Espinhaço, uma cordilheira que vai de Ouro Preto até a Chapada Diamantina, na Bahia, e abriga nascentes importantes, como a do Rio Preto, que dá nome ao parque. Esses recursos hídricos são fundamentais à preservação da fauna e flora, típicas do Bioma Cerrado.

As espécies vegetais existentes na área são diversas, com destaque para o pau pereira, ipê, cedro, jacarandá, jatobá, vinhático, jequitibá, sucupira, peroba, monjolo e grande variedade de sempre-vivas.

Quanto aos mamíferos, estão presentes tatu-canastra, tamanduá-bandeira, veado e jaguatirica, tico-tico-do-campo, coruja-barraqueira, a maria-branca e o e o conhecido lobo-guará. A fauna é rica, porém, há diversas espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o tatu canastra e a jaguatirica.

Ângela Almeida