IEF divulga Edital de convocação para compor novo conselho do PE da Mata Seca

Foto: Evandro Rodney

Dentro 1

Localizada no município de Manga, o PE da Mata Seca possui área de 10.281, 44 hectares

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou, no último dia 21 de maio, edital de convocação para formação do novo Conselho Consultivo do Parque Estadual da Mata Seca. São 18 vagas para órgãos públicos e sociedade civil organizada a serem eleitos, sempre que possível, de forma paritária. A Unidade de Conservação (UC) possui área de 10.281,44 hectares e está localizada no município de Manga, na Região Norte do Estado.

O novo grupo irá compor o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação para o Biênio 2019-2021. O conselho consultivo é um espaço fundamental dentro das unidades de conservação onde podem ser discutidos e negociados os principais problemas, desafios e demandas ambientais, além de integrar a comunidade à unidade de conservação. O conselho atua também auxiliando o órgão gestor em sua tarefa de implementar e propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais característicos da unidade de conservação e de sua zona de amortecimento.

A coordenadora de controle processual da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidades (URFBio) Alto Médio São Francisco, Yale Bethânia, ressaltou sobre o papel do Conselho no auxílio à gestão das unidades de coservação. “ O Conselho atua fiscalizando e apontando dificuldades, e se empenha na busca pela melhor solução, além de representar uma maior interação da sociedade com as demandas das unidades. O auxílio na gestão possibilita o cumprimento dos trabalhos de preservação de maneira mais eficaz”, frisou.

A relação de documentos para realização da inscrição consta no edital e deverá ser entregue no Departamento Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável de Manga, no endereço: Avenida José de Alencar no 1970, Centro, Manga/MG, CEP: 39460-000, até o dia 28 de junho de 2019, ou postada via Correios por Sedex, até o dia 14 de junho de 2019.

Clique aqui para ter acesso ao edital completo

Lucas Nicácio