Ação de educação ambiental é desenvolvida em escola do Bairro Serra Verde

Foto: Divulgação IEF

PicsArt 05-28-03.40.41 Dentro

Alunos de escola municipal do Serra Verde, em Belo Horizonte, participam de Proejto Guarda-Parques Mirins

A preocupação com o fogo criminoso não é assunto só para adultos. Na Escola Municipal José Maria Alkimin, no Bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, adolescentes que fazem parte do Projeto Guarda-Parques Mirins estão por dentro de todas as consequências dos incêndios florestais criminosos e suas consequências para a natureza e para a sociedade. Na última segunda-feira, 27 de maio, eles participaram de palestra sobre o assunto, promovida pela equipe do Parque Estadual Serra Verde. A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) é vizinha da escola e promove diversas ações de educação ambiental na região.

A palestra faz parte do projeto "Guarda-Parques Mirins", fruto de parceria entre a escola e o parque. Durante o evento, o gerente da unidade de conservação, André Portugal, apresentou o histórico de queimadas no parque, bem como as consequências nocivas desses incêndios. Ele citou, por exemplo, a perda da biodiversidade e da qualidade do solo, a diminuição das nascentes, a poluição atmosférica e as doenças associadas à fumaça, além dos prejuízos econômicos e as perdas materiais e de vidas.

Este foi o primeiro de três encontros programados para os meses de maio e junho. Além da palestra, estão previstas mais duas atividades na escola: a "Brigadista Florestal por Um dia" e uma campanha do tipo “blitz”, que será realizada em áreas públicas do Bairro Serra Verde.

Sobre o projeto

O Projeto "Guarda-Parques Mirins" tem o objetivo de promover a sensibilização ambiental em áreas verdes, com foco na unidade de conservação e de forma continuada. Por meio do projeto são realizados encontros temáticos ao longo de todo o ano, com a mesma turma, abordando os temas água, solo, fauna, flora, incêndios florestais, entre outros.

O trabalho é desenvolvido pelos servidores, monitores e funcionários do Parque Estadual Serra Verde. A equipe é responsável, também, pela elaboração e aplicação do projeto e das atividades. “As ações contam com o apoio da professora e coordenadora do Programa Escola Integrada, Izildinha Machado, que é responsável pela parceria na escola, e do monitor ambiental, William Resende, estudante de biologia, responsável por instruir e acompanhar a turma.

A equipe do parque participa com a organização, elaboração de conteúdo, realização das explicações, oficinas, palestras, guiando as trilhas, enfim todas as ações que envolvem o projeto”, disse o monitor do parque Miguel Filho.

Parque Serra Verde

Localizado em Belo Horizonte e gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o parque conta com 142 hectares de área preservada. Criado em 2007 e ampliado em 2009, o parque está localizado próximo à Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, no bairro Serra Verde e possui rica diversidade de fauna e flora.

A reserva foi criada para conservar um remanescente de área verde da Região Norte, de Belo Horizonte. Além disso, há diversas nascentes nessa região, cujas áreas são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas inseridas na unidade, e da cabeceira do Córrego Isidoro. São cerca de 30 nascentes mapeadas na região.

Outro aspecto a ser ressaltado na unidade de conservação é a exuberante flora, composta pelos Biomas Cerrado e Mata Atlântica, com a presença de ipês, jacarandás, coqueiros, macaúbas, Ingás, jatobás, cedros, jacarandás do mato, copaíbas, e ainda, um considerável número de espécies de aves, e de mamíferos.

Ângela Almeida