Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Curso capacita técnicos para gestão da pesca

PDFImprimirE-mail

Os problemas enfrentados na atualidade na gestão da pesca no estado de Minas Gerais, os diversos tipos de fomento, a legislação e a fiscalização da atividade foram alguns dos temas que nortearam o I Curso de Gestão da Pesca, realizado no período de 28 de maio a 1º de junho, no Parque Estadual do Rio Preto, localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, na região do Alto Jequitinhonha.

O Curso de Gestão da Pesca, promovido Gerência de Gestão da Fauna Aquática e Pesca da Diretoria de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) contou com a participação de cerca de 65 pessoas, dentre técnicos da área da pesca do IEF do interior e da sede e a Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito de Minas Gerais. 

“A idéia do Curso surgiu para fortalecer a gestão da pesca no estado, proporcionando o intercâmbio de experiências e a integração dos Regionais do IEF e da Polícia Militar”, afirma o gerente de Gestão da Fauna Aquática e Pesca do IEF, Marcelo Coutinho. Segundo ele, essa iniciativa é pioneira e visa à sensibilização dos técnicos na área da pesca para atuarem de maneira padronizada e eficiente em relação à gestão da pesca no estado. 

O Curso contou com a participação de vários especialistas na área de pesca, que ministraram palestras abordando questões como: educação e preservação ambiental; meio ambiente, cidadania, educação e políticas públicas; fiscalização e apoio a pequenas comunidades rurais; revitalização ambiental; monitoramento e controle pesqueiro e estrutura da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais. 

Durante o curso, os técnicos tiveram oportunidade de participar de dinâmicas individuais e em equipes, que despertavam criatividade, poder de decisão e liderança. Também foram realizados debates, atividades práticas e apresentados alguns trabalhos e iniciativas já desenvolvidas sobre a pesca pelo IEF. 

Os participantes também elaboraram Projetos para a área de pesca no Estado, com os seguintes temas: legislação pesqueira, registro, fiscalização, zoneamento, educação e comunicação ambiental, fomento social, pesquisa e recursos hídricos. Ao final do curso, foi elaborado o 1º Relatório Técnico do Grupo Integrado de Gestão da Pesca, que será encaminhado ao Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho, que irá analisá-lo. 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades