Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parceira do IEF, ONG Waita é vencedora do Prêmio Bom Exemplo 2019

PDFImprimirE-mail

Foto: Waita/Divulgação

Foto-Dentro

Criação e Manejo de animais silvestres no Cetas são ações da Ong Waita em parceria com o IEF

 

O Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, importante parceiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na preservação da fauna silvestre em Minas, foi o vencedor do Prêmio Bom Exemplo 2019, concorrendo na Categoria Meio Ambiente. A premiação ocorreu neste mês de abril. Criado em 2010, a partir de parceria entre a Fundação Dom Cabral, a TV Globo Minas, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Jornal O Tempo, o prêmio contempla, todos os anos, pessoas e membros da sociedade civil comprometidos com práticas solidárias e que incentivem a responsabilidade social.

 

A parceria entre o Instituto Waita e o IEF existe por meio do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em 2014, e é responsável por um importante trabalho na preservação de animais silvestres no estado de Minas Gerais.


Um deles é o projeto Asas, dos órgãos ambientais Ibama e IEF, apoiado pelo Waita, ele promove a busca por parceiros que tenham interesse em tornar sua propriedade rural, uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas).


O Instituto Waita é também um importante colaborador no Manejo e Reabilitação de Animais no Centro de triagem de animais silvestres (Cetas), unidades do Ibama e IEF que têm o objetivo de tratar e reintroduzir no meio ambiente animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação.


O Projeto Bicudos, do Waita, apoiado pelo Laboratório de Doenças das Aves e o Laboratório de Genética da UFMG, IBAMA e IEF, quer devolver as matas de Minas Gerais um passarinho (o bicudo) que não é visto há mais de 50 anos na natureza, e é considerado criticamente ameaçado de extinção no Brasil. Apesar de não haver sinal do animal na natureza, existe um grande número de bicudos em cativeiro. O animal é uma das principais vítimas do tráfico de animais, cobiçado por criadores por seu belíssimo canto.


CONSERVAÇÃO

 

Para a gerente de Conservação da Fauna Silvestre, Alice Rabelo, a parceria entre o Instituto Waita e o IEF é essencial para a conservação da fauna no estado. “Ficamos felizes com a premiação do Instituto Waita. Nos sentimos um pouco parte disso. Esperamos que a parceria permaneça atuando positivamente no resgate e conservação de animais silvestres. O reconhecimento aponta que estamos caminhando na direção correta, que o trabalho está sendo bem feito”.

 

Lucas Nicácio

Ascom/Sisema

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades