Regional Alto Médio São Francisco empossa novos conselheiros

Foto:Divulgação/IEF

posse conselheiros angela

Conselho consultivo abrange as quatro unidades de conservação, devido à proximidade delas e questões ambientais comuns

Mais quatro unidades de conservação estaduais tiveram seus conselhos consultivos renovados neste mês de abril, com a posse de 44 novos membros. Localizadas na Regional do Alto Médio São Francisco, são elas: Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pandeiros; APA Cochá e Gibão, Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros, e o Parque Estadual Veredas do Peruaçu (REVS). A posse ocorreu na última quinta-feira, 25, no auditório na Sub Base Operacional da Força Tarefa Previncêndio, em Januária. Estas unidades de conservação são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Apesar de único, o conselho consultivo abrange as quatro unidades de conservação, devido à proximidade delas, e ainda, às questões hídricas referentes aos importantes rios dessa região. O supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (Urfbio) Alto Médio São Francisco, Mário Lúcio dos Santos, e o gerente do PE Veredas do Peruaçu e presidente do conselho, João Roberto Barbosa de Oliveira, deram posse aos conselheiros, a titulares e suplentes , para o mandato de 2 anos

Segundo a coordenadora de unidades de conservação do IEF, Laíssa de Araújo Viana, um dos objetivos do conselho é criar um corpo hídrico dos rios dessa região e implementar ações como: conservação das veredas, construção de barraginhas nas estradas para evitar o assoreamento, entre outras. Laíssa ressaltou que “o novo plano de manejo vai nortear várias ações que serão feitas nessas unidades”.

Já o monitor ambiental, Fabrício Araújo de Souza, destacou a importância do conselho para o andamento de projetos relacionados às unidades. “O conselho consultivo é formado por órgãos públicos, associações comunitárias e membros da sociedade civil e é um espaço de discussão e negociação dos problemas, além das demandas ambientais da unidade de conservação, e integração com a sociedade”.

APA do Rio Pandeiros

A APA do Rio Pandeiros é considerada a maior unidade de conservação do estado de Minas, abrangendo três municípios: Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho, cuja área é de 396.060,407 hectares. Um dos objetivos da APA é de proteger a diversidade biológica, o uso do solo e dos recursos naturais, a exemplo dos corpos hídricos, e a revitalização do Rio São Francisco. A Região da APA Bacia do Rio Pandeiros é uma área de transição entre os biomas da Caatinga e Cerrado, com destaque para as Veredas, Mata Seca, Caatinga Arbórea e Caatinga.

APA Cochá e Gibão

A Área de Proteção Ambiental Estadual Cochá e Gibão possui a área de 296.423 hectares. A unidade está localizada nos municípios de Bonito de Minas e Januária. No interior da unidade se encontram as nascentes dos rios Cochá, Gibão e Carinhanha. Além das veredas e pequenos cursos d’água. A APA está inserida no Bioma Cerrado.

APA do Rio Pandeiros, do Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros.

O Refúgio Pandeiros está em sua maior parte no bioma Cerrado, mas contém fragmentos de Mata Seca. Vale ressaltar a importância do Pântano dos Pandeiros e suas áreas alagadas, considerado berçário natural, com a produção de cerca de 70% dos peixes do Rio São Francisco. Além disso, há diversidade de mamíferos, répteis, anfíbios e aves. A unidade de conservação abriga também lagoas e cachoeiras.
O Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros está localizado no interior da Área de Proteção Ambiental Pandeiros, no município de Januária.

PE Veredas do Peruaçu

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu, possui uma área para 31.221 hectares e está localizado nos municípios de Cônego Marinho, Januária e Bonito de Minas. O parque tem o objetivo de proteger a fauna e flora regionais, as veredas, além de promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e ainda, a ampliação do turismo ecológico no parque. Na unidade de conservação está inserido um complexo de veredas e lagoas, e o destaque é para a Vereda do Peruaçu, com 37 quilômetros de comprimento, com vultosas palmeiras e grandes buritis, além da Lagoa Azul como a maior lagoa e de maior importância.

Ângela Almeida