Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Edição 2019 do programa Astronomia do Rola-Moça começa neste sábado

PDFImprimirE-mail

 
Foto: Divulgação IEF

Capturar

Durante a atividade é possível avistar planetas em transposição, fases da lua, constelações, dentre outros fenômenos

 

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se prepara para receber mais uma edição do Programa Astronomia do Rola-Moça. O tradicional evento de observação de astros terá sete encontros em 2019, e o primeiro deles será neste sábado, 27 de abril.


A atividade tem previsão de início às 17h30, com palestra no Centro de Visitantes do Parque, coordenada pelo professor de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Sidney Maia Araújo. Em seguida, os participantes são encaminhados para observação na Plataforma Astronômica Francisco Prado, onde podem avistar a oposição dos planetas, trânsito de astros, constelações de chuvas de meteoros, dentre outros fenômenos naturais.


O “Astronomia no Rola-Moça” ocorre desde 2009, coordenado pela organização não-governamental Astrocultura e tem o apoio do IEF, que é responsável pela administração do parque.
O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é um ponto privilegiado no estado de Minas Gerais para a observação de astros. Além da capital, a tradicional unidade de conservação abrange os municípios de Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. O parque conta com área de 3.941,09 hectares.


A monitora do PE da Serra do Rola-Moça, Sabrina Rezende, reforça o convite para a participação das atividades. “ Esperamos a presença de todos, é uma grande oportunidade para conhecer o céu do Rola-Moça, ter uma visão diferenciada do parque, e contemplar as belezas do nosso horizonte”, disse.


As inscrições para participar da observação podem ser realizadas a partir de preenchimento de formulário, disponível no site: http://www.gedai.cefetmg.br/2019/04/25/astronomia-na-serra-do-rola-moca-27-de-abril/. É recomendado que o visitante esteja vacinado contra a febre amarela, além de estar bem agasalhado, tendo em vista o horário das atividades, que é noturno.

 

Lucas Nicácio

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades